Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Música

Orquestra Jovem

Rasqueado e música erudita flertam no palco do Cine Teatro neste domingo

Foto: Divulgação

Rasqueado e música erudita flertam no palco do Cine Teatro neste domingo
Do flerte de dois gêneros aparentemente não conciliáveis, resulta o concerto deste domingo (19) da Orquestra Jovem de Mato Grosso. Na união do rasqueado cuiabano com a música erudita ambos doam e recebem uma nova roupagem sonora. Essa mistura inusitada pode ser conferida às 19h, no palco do Cine Teatro Cuiabá.

Leia mais: Orquestra e Coral da UFMT se unem à solistas italianos em apresentação beneficente

A proposta foi lançada pelo compositor Vittor Santos, ao arranjar a música “Lá no Bairro do Areão, Lambari na Cuia”, do saudoso Mestre Albertino, um dos grandes nomes da música regional que ganha novos ares. Além desta, Vittor Santos colabora com o repertório da Orquestra Jovem cedendo duas peças. Trata-se de Divagações nº 22, que terá sua estréia mundial pela Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso.

De acordo com o spalla da Orquestra Jovem, Fernando Pereira, os jovens músicos têm enxergado a nova empreitada como um novo momento. “Assim, eles executam o conhecido rasqueado, mas desta vez podem exercitar também um cunho pedagógico, que é o de se dedicar a uma harmonia mais contemporânea”. Segundo ele, essa é uma característica do trabalho de Vittor Santos. “Ele aposta em criatividade”.

O maestro Murilo Alves se empolga ao comentar o repertório. “É uma música que requer muito raciocínio para quem a está executando. É uma abordagem moderna com discursos bastante voláteis". “Uma atividade intensa tanto para quem está ouvindo, quanto para quem está tocando, é envolvente”.

Ao lado de instrumentos de sopro, característicos do rasqueado, a sonoridade do ganzá dá o remate. Mas o repertório também possui outras nuances já que vêm com uma abertura tradicional, com Mendelssohn e uma obra para violão de Joaquín Rodrigo. Por isso mesmo, Frederico Mil Homens, foi convidado para ser o solista desta mais nova oportunidade da plateia cuiabana ter contato com os avanços técnicos de crianças e jovens educados com a tecnologia de ensino do Instituto Ciranda.

O Ciranda tem como principal mantenedor o Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Secretaria de Estado de Cultura, Orquestra do Estado de Mato Grosso, Furnas Centrais Elétricas, Supermercado Modelo, Tauro Motors, Ruhling Assessoria e Banco Sicredi.

Serviço
Concerto da Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso
Neste domingo, às 19 horas, no Cine Teatro
Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia), na sede do Instituto Ciranda ou no Cine Teatro, das 14 às 18 horas. Mais info Informações: (65) 3623-1239
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet