Olhar Conceito

Segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Notícias / Turismo

Instituições ambientais vão ao Congresso Nacional pedir políticas de proteção ao Pantanal

da Redação - Isabela Mercuri

07 Nov 2019 - 11:00

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Instituições ambientais vão ao Congresso Nacional pedir políticas de proteção ao Pantanal
Com o objetivo de conscientizar o poder público, organismos internacionais e a população em geral das ameaças que o Pantanal sofre, um grupo formado por 30 instituições ambientais vai até a Câmara dos Deputados para realizar, no próximo dia 12 de novembro, uma programação e pedir políticas públicas de proteção mais efetivas à maior planície alagável do mundo.

Leia também:
Pesquisadora da Unicamp descobre nova espécie e gênero de borboleta em Alta Floresta

O evento será realizado na data em que se celebra o ‘Dia Nacional do Pantanal’. A data foi instituída em 2008 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em homenagem à morte do ambientalista e jornalista Francisco Anselmo de Barros, que ocorreu na mesma data, em 2005. Francelmo, como ficou conhecido, dedicou-se durante 25 anos à luta pela preservação do Pantanal.

Na ocasião, serão apresentadas iniciativas e projetos de conservação, publicações e teasers de documentários. A programação ainda inclui o lançamento do site do Observatório Pantanal, plataforma que reúne informações sobre o bioma nos três países em que está localizado – Brasil, Bolívia e Paraguai - que poderão ser acessadas pelo público acadêmico e sociedade em geral.

De acordo com a assessoria, o Pantanal está exposto a muitas fragilidades, como já mostraram vários estudos. Os incêndios florestais dos últimos meses causaram impactos ambientais e econômicos ainda inestimáveis e para todos que dependem do bioma para o seu sustento. A degradação das nascentes, devido ao desmatamento, também é uma ameaça.

Outro risco é, ainda, a instalação de inúmeras Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no planalto, que afetam diretamente a planície, assim como o assoreamento do rio Taquari, que resultou em imensos desertos inundados, onde antes já haviam sido áreas de pastagens produtivas.

Serviço

Dia Nacional do Pantanal
Quando: 12/11/2019
Onde: Câmara dos Deputados – Brasília (DF) Plenário a definir

Programação:

14h-17h15: Plenário
17h30-19h30: Lançamentos - Salão Nobre da Câmara
19h: Coquetel

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet