Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

saiba reconhecer

Cardiologista indica dois sinais para detectar doenças cardíacas

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Cardiologista intervencionista. Doutor em cardiologia pela USP; Atendimento: Clinmed (65) 30559353, IOCI (65) 30387000 e Espaço Piu Vita (65)30567800

Cardiologista intervencionista. Doutor em cardiologia pela USP; Atendimento: Clinmed (65) 30559353, IOCI (65) 30387000 e Espaço Piu Vita (65)30567800

As doenças cardíacas geralmente se desenvolvem com o tempo. Você pode ter sinais ou sintomas precoces muito antes de ter problemas cardíacos graves. Ou, você pode não perceber que está desenvolvendo uma doença cardíaca. Os sinais de alerta de doença cardíaca podem não ser óbvios. Além disso, nem todas as pessoas têm os mesmos sintomas.

Leia também:
Cardiologista alerta: ​Depressão faz mal ao coração
 
Certos sintomas, como dor no peito, inchaço no tornozelo e falta de ar, podem ser sinais de que algo está errado. Aprender os sinais de alerta pode ajudá-lo a receber tratamento e evitar um ataque cardíaco ou derrame.
 
1- Dor torácica
 
Dor no peito é desconforto ou dor que você sente ao longo da frente do corpo, entre o pescoço e a parte superior do abdômen. Existem muitas causas de dor no peito que não têm nada a ver com o coração.
 
Mas a dor no peito ainda é o sintoma mais comum de fluxo sanguíneo inadequado para o coração ou ataque cardíaco.  Este tipo de dor no peito é chamado angina.
 
A dor no peito pode ocorrer quando o coração não está recebendo sangue ou oxigênio suficiente. A quantidade e o tipo de dor podem variar de pessoa para pessoa. A intensidade da dor nem sempre está relacionada à gravidade do problema.
 
Algumas pessoas podem sentir uma dor esmagadora, enquanto outras sentem apenas um leve desconforto. Seu peito pode parecer pesado ou como se alguém estivesse apertando seu coração. Você também pode sentir uma dor aguda e ardente no peito. Você pode sentir a dor sob o esterno (no esterno) ou no pescoço, braços, estômago, mandíbula ou parte superior das costas.

A dor no peito causada pela angina geralmente ocorre com atividade ou emoção e desaparece com o repouso ou com um medicamento chamado nitroglicerina. Má indigestão também pode causar dor no peito. Mulheres, idosos e pessoas com diabetes podem ter pouca ou nenhuma dor no peito.  Eles são mais propensos a ter outros sintomas além da dor no peito, como:

Fadiga
Falta de ar
Fraqueza geral
Alteração da cor da pele ou palidez acinzentada (episódios de alteração na cor da pele associados à fraqueza)
 
Outros sintomas de um ataque cardíaco podem incluir:
Ansiedade extrema
Desmaio ou perda de consciência
Tonturas ou tonturas
Náusea ou vômito
Palpitações (sentindo que seu coração está batendo muito rápido ou irregularmente)
Falta de ar
Sudorese, que pode ser muito pesada
 
A maioria de nós sabiamente pensa em "ataque cardíaco" quando alguém tem dor no peito. Mais de 1 milhão de pessoas sofrem um ataque cardíaco a cada ano. 

Aqui estão algumas informações adicionais que você deve saber sobre ataques cardíacos:
 
Ataques cardíacos podem ser complicados. Embora seja incomum, nem todo mundo que está tendo um ataque cardíaco tem dor no peito. As mulheres podem sentir falta de ar, fadiga, fraqueza repentina que se assemelha à gripe. Diabéticos e idosos podem sentir-se mal, tonto ou fraco.  Eles podem estar com falta de ar.

A dor no peito pode vir de um dos outros órgãos do seu peito,que não o coração.  De fato, para cerca de 25% das pessoas com dor no peito, a fonte não é o coração.  A fonte pode ser seus pulmões, esôfago, diafragma (o músculo que atrai ar para os pulmões) ou o fígado.  Você também tem outros músculos, tendões, costelas e muitos nervos no peito que podem ser uma fonte de dor no peito. 
A dor no peito pode ser causada por:
 
- Queimação do coração (doença do refluxo gastroesofágico - DRGE), úlceras estomacais, inflamação do revestimento do estômago (gastrite) ou cálculos biliares.
- Problemas pulmonares, como coágulos sanguíneos, uma infecção (pode resultar em pneumonia) ou um pulmão colapsado.
- Um músculo do peito ou tensão no tendão.
- Asma.
- Ataque de pânico.  Esse tipo de ataque pode acontecer sem aviso.
 
Ouvimos muito sobre dor no peito do lado esquerdo e sua relação com doenças cardíacas, mas e quanto à dor no peito do lado direito?  O que causa esse sintoma?  E, o mais importante, quando você deve se preocupar?
 
A dor que ocorre principalmente no lado direito do peito tem muitas causas possíveis, assim como a dor no peito do lado esquerdo.  Eles podem incluir pulmão, distúrbios digestivos, musculoesqueléticos e, sim, até cardiovasculares.
 
Como os ataques cardíacos que envolvem a artéria coronária direita tendem a não ser tão rapidamente fatais quanto os da esquerda, é menos provável que uma pessoa reconheça que está tendo um ataque cardíaco.
 
Também é importante ter em mente que os sintomas cardíacos nas mulheres geralmente são diferentes dos homens.  As mulheres são menos propensas a sentir a clássica dor no peito do lado esquerdo e, em vez disso, podem notar uma sensação de queimação em ambos os lados do peito ou mesmo nenhuma dor.  Em caso de dúvida, verifique imediatamente.
 
Existem outras emergências que podem apresentar dor no peito do lado direito.  Estes incluem êmbolos pulmonares (coágulos sanguíneos nas pernas que se rompem e viajam para os pulmões) e dissecação de aneurismas da aorta (nos quais a aorta protrai anormalmente).
 
2 - Falta de ar
 

Quando o coração não consegue bombear o sangue tão bem quanto deveria, o sangue volta às veias que vão dos pulmões ao coração.  O líquido vaza para os pulmões e causa falta de ar.  Este é um sintoma de insuficiência cardíaca.
 
Você pode notar falta de ar:
Durante a atividade
Enquanto você está descansando
Quando você está deitado de costas - pode até acordá-lo do sono
 
É fácil ignorar a falta de ar como um sinal de que estamos simplesmente ficando velhos ou inaptos.  Quando você pratica exercícios de intensidade moderada, como andar de bicicleta ou caminhar rapidamente, é normal respirar um pouco mais - embora você ainda consiga falar - mas sem fôlego enquanto realiza atividades diárias, especialmente se você nunca experimentou isso antes,  pode ser um sinal de uma condição cardíaca potencialmente grave.
 
Condições cardíacas comuns e tratáveis, como doença cardíaca coronária (a causa de ataques cardíacos), insuficiência cardíaca e ritmos cardíacos anormais, como fibrilação atrial, podem causar falta de ar.
 
Se sua falta de ar for intensa, surgir repentinamente ou estiver associada a sintomas de dor no peito, tosse com sangue, tontura, dor, inchaço ou vermelhidão nas pernas, ou se você sentir que algo pode estar seriamente errado, procure um médico.
 
Algumas das causas da falta de ar podem ser fatais e precisam de atenção médica imediata.  Se você não tiver certeza de que precisa de cuidados de emergência, erre com cautela.
 
Em 85% das pessoas, condições relacionadas ao coração e pulmões são responsáveis ​​pela falta de ar.  Embora a maioria de nós pense nos pulmões primeiro se sentir falta de ar, as condições do coração precisam ser cuidadosamente consideradas.

É importante levar a sério a falta de ar e conversar com seu médico o mais rápido possível.  A maioria das doenças cardíacas é tratável, mas é importante que seja diagnosticada antes que seja tarde demais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet