Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Música

entrada franca

Pianista premiada e membro da Academia Brasileira de Música se apresenta em Cuiabá

Foto: Museu da Casa Brasileira

Pianista premiada e membro da Academia Brasileira de Música se apresenta em Cuiabá
A ‘dama do piano brasileiro’, Eudóxia de Barros, se apresenta em Cuiabá na próxima segunda-feira (25), em um recital com entrada gratuita que acontece no Templo da Igreja Presbiteriana de Cuiabá, às 20 horas. No repertório da temporada 2019 da pianista estão Villa Lobos, Ravel, Osvaldo Lacerda, Gottschalk, dentre outros.

Leia também:
Premiado mundo afora, pianista cuiabano vive metade do ano no anonimato em MT

O evento é uma realização Academia de Música Ernesto Nazareth. Dona de um extenso e premiado currículo, Eudóxia já foi agraciada com quase uma centena de dedicatórias dos mais destacados compositores eruditos brasileiros.

Ela se destaca no cenário musical brasileiro principalmente por ter abandonado uma cômoda e promissora carreira internacional para dedicar-se a levar a música a todos os rincões brasileiros. Assim, mesmo as cidades mais longínquas e pequenas têm a oportunidade de apreciar seu repertório.

Em sua carreira, a pianista já interpretou de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda; de Bach a Beethoven e a Chopin, e muitas das interpretações foram registradas em CDs e DVD.

Em 1989, Eudóxia foi eleita membro da Academia Brasileira de Música, ocupando a cadeira nº 14 do patrono Elias Álvares Lobo. Ela é, ainda, co-fundadora e presidente do Centro de Música Brasileira, entidade que se ocupa na defesa e na difusão da música erudita brasileira e que existe desde 1984, e também autora do livro "Técnica Pianística" publicado pela Editora Ricordi/Musicalia, já em sua 2ª edição.

Ao longo de sua carreira, Eudóxia lançou trinta e um LPs, quinze CDs e dois DVDs. Foi também convidada pela Comunicação Edições Paulinas (COMEP) a gravar a obra integral para piano do compositor paulista Osvaldo Lacerda, gravação que começou em Outubro de 2015 e que partilhou com mais seis pianistas escolhidos por ela e que também sempre tocaram obras do compositor. O lançamento dessa coleção aconteceu em 23 de Setembro de 2017, em São Paulo, no mesmo ano em que o compositor completaria 90 anos.

A pianista ganhou muitos prêmios, inclusive um "Disco de Ouro" em 1975. Eudóxia lançou ainda o Concurso Internacional de Interpretação Pianística da Obra do Compositor Osvaldo Lacerda, realizado em dezembro de 2015 em São Paulo.

Serviço

Recital de piano com Eudóxia de Barros
Data: Segunda-feira, 25 de novembro
Local: Templo da Igreja Presbiteriana de Cuiabá (Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 605)
Horário: 20 horas
Entrada franca
Mais informações sobre a artista no SITE
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet