Olhar Conceito

Terça-feira, 14 de julho de 2020

Notícias / Artes visuais

Exposição 'Festa de Santo' traz 180 imagens à sede da Secretaria de Cultura

da Redação - Isabela Mercuri

26 Nov 2019 - 08:48

Exposição 'Festa de Santo' traz 180 imagens à sede da Secretaria de Cultura
A exposição ‘Festa de Santo’, do fotógrafo Nilton Amorim de Carvalho, abriu as portas na manhã desta terça-feira (26) na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, e segue até o dia 27 de dezembro. A entrada é gratuita.

Leia também:
Artista plástica utiliza técnicas milenares em obras com referência aos peixes do Pantanal

No total, são expostas 180 fotos selecionadas pelo próprio fotógrafo, que é também vice-presidente da Federação Mato-grossense de Siriri e Cururu. A mostra já passou pelo saguão da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) e, agora, está no antigo salão do Clube Feminino.

Nilton conta que tem em se acervo 26 mil registros documentais de festas de santo de todo o estado de Mato Grosso. Ele nasceu em São Pedro de Joselândia, e sua história com a tradição dos eventos religiosos e culturais foi construída desde a infância. O despertar pelo registro em imagens aconteceu em 2013.

“Percebi que não tinha ninguém registrando aquilo. As pessoas estavam ali, mas não tínhamos como comparar como eram as festas antes e como são agora”, explica o fotógrafo.

Nas imagens, é possível ver as vestimentas de chita, a decoração com materiais naturais - como o bambu – e os adornos nos altares de santo. De acordo com Nilton, com um olhar mais atento é possível perceber o passar do tempo na transformação da cultura popular.

Serviço

Exposição Festa de Santo
Quando: De terça-feira (26) a 26 de dezembr
Onde: Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo – Rua Barão de Melgaço, 3677, Centro

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet