Olhar Conceito

Domingo, 20 de setembro de 2020

Notícias / Artes Cênicas

Última apresentação do espetáculo “Cuiabá 300” acontece neste domingo

Da Redação - José Lucas Salvani

01 Dez 2019 - 15:20

Foto: Reprodução

Última apresentação do espetáculo “Cuiabá 300” acontece neste domingo
A última apresentação do espetáculo “Cuiabá 300”, da Cia Cena Onze de Teatro, acontece neste domingo, a partir das 20h, no Ginásio de Esportes Verdinho, localizado no bairro CPA 1. A peça conta a história da capital mato-grossense e passa por diversos momentos importantes da cidade. A entrada é gratuita.

Leia mais:
Espetáculo infantil com personagem folclórico chama atenção para degradação do meio ambiente

O espetáculo apresenta ao público o contexto social e histórico da fundação da capital mato-grossense. A apresentação cênica percorre os diversos períodos da história do então pequeno vilarejo pertencente à Capitania de São Paulo e que sete anos depois, com a visita do capitão-general governador da Capitania, Rodrigo César de Menezes (que chegou à região como representante do Reino de Portugal), foi elevada à categoria de Vila Real, para depois tornar-se cidade de Cuiabá.

A peça apresenta os principais momentos históricos da capital ao longo desses 300 anos, como a febre do ouro, passando por décadas de estagnação econômica e isolamento em relação aos grandes centros do litoral, até sua expansão, que ocorreu nas décadas de 60, 70 e 80 do século XX, com a famosa marcha para o Oeste e a expansão da Fronteira Agrícola.

"É importante lembrar que esse projeto não é de apenas entretenimento, mas também de cunho social, já que temos a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e de extrema pobreza", explicou o diretor-geral do espetáculo, Flávio Ferreira.

Entre o público selecionado para participar do evento estão reeducandos do sistema prisional, indígenas da etnia Xavante, detentos do semiaberto, do Sócio Educativo, pessoas que estão em Casas Lares e trabalhadores do aterro sanitário.

O espetáculo tem duração média de uma hora e cinco minutos e a participação de 135 atores divididos em 11 cenas, dentre elas, por exemplo, a encenação da fundação de Cuiabá e o triste episódio em que a varíola arrasa a capital. Também fazem parte da peça, famosos personagens, como Jejé, Antonieta e a 1ª TV da capital. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet