Olhar Conceito

Sexta-feira, 10 de julho de 2020

Notícias / Artes Cênicas

Grupo de dança do Notre Dame apresenta espetáculo para conscientizar sobre preservação ambiental; fotos

Da Redação - Vinicius Mendes

04 Dez 2019 - 16:21

Foto: Reprodução

Grupo de dança do Notre Dame apresenta espetáculo para conscientizar sobre preservação ambiental; fotos
O Colégio Notre Dame de Lourdes utilizou a 16ª edição do espetáculo de dança Notre Dance, realizado nos últimos dias 29 e 30 de novembro, para transmitir uma mensagem sobre preservação ambiental e conscientizar os alunos e familiares. Com o nome de “Sustentare” o espetáculo, criado pela professora Maria Luiza do Nascimento Magalhães,contou com a participação de 140 dançarinos, entre alunos e ex-alunos do colégio, de diversas faixas etárias.
 
Leia mais:
​Colégio Notre Dame de Lourdes é a escola de Cuiabá com melhor desempenho no Enem
 
A professora de dança do Colégio Notre Dame de Lourdes, Maria Luiza, mais conhecida como Malu, disse que começou a elaborar o espetáculo ainda no primeiro semestre deste ano. Todo o roteiro, elaboração de figurinos, cenografia e outros detalhes são criados por ela.
 
“Neste ano nós falamos de um tema muito legal, que é sobre o meio ambiente, com o nome de Sustentare. Mas foi de uma forma diferente, porque viemos contando desde a criação do mundo e depois entramos na parte dos cuidados com o meio ambiente, porque todo mundo sabe que tem que reciclar, que tem que cuidar do lixo, mas muita coisa nós vemos que não acontecem, então fizemos com este enfoque, de que com as pequenas atitudes podemos fazer uma mudança”, explicou.
 


Os ensaios com os alunos começou no segundo semestre deste ano, com uma maior intensidade a partir do mês de agosto. Participaram alunos da Educação Infantil, dos ensinos Fundamental e Médio e até mesmo ex-alunos do colégio.
 
Malu está à frente do espetáculo já há 16 anos. Ela contou que até a 15ª edição os temas foram inspirados em histórias infantis, mas sentiu que neste anos estavam preparados para mudar.
 
“Eu decidi mudar neste porque era uma coisa que eu sempre quis fazer, mas eu não tinha conseguido decidir a forma como eu gostaria de fazer, porque eu já vi coisas sendo feitas focadas em reciclagem, outras coisas deste tipo, e isso todo mundo sabe o que tem que ser feito. Neste ano eu estava muito emocionada com isso, juntei três temas que eu gosto muito, que é a criação, baseada na Bíblia, depois tem os quatro elementos, que trabalhamos os problemas que estão acontecendo relacionados a cada um dos quatro elementos, aí tem a cena em que o homem e a mulher comem a maçã, que representa o pecado”.
 


O espetáculo, que conta com performances de balé, jazz e dança do ventre, foi realizado nos últimos dias 29 e 30 de novembro no Cine Teatro Cuiabá. Malu conta que se emocionou muito durante o processo de criação e que conseguiu transmitir esta emoção às pessoas que assistiram ao espetáculo.
 
“As famílias, naturalmente, não acompanham o processo todo, da preparação, e quando viram o resultado ficaram muito impressionadas, gostaram da mensagem. Foi surpreendente porque as pessoas se sentiram realmente tocadas, e o intuito era mostrar o que está acontecendo, porque todo mundo sabe, mas quando as pessoas vêem, quando são apresentadas a este outro olhar, muda, eles gostaram muito”.


 
O “Sustentare” contou com 18 atos, todos com o intuito de conduzir o público pela história do planeta e a importância da preservação. A professora disse estar confiante de que sua mensagem foi recebida por todos.
 
“Cada pequena atitude pode sim fazer uma diferença, não dá mais pra falar que não vai acontecer nada, tem sim que mudar, então eu quis plantar isso nas crianças, e foi em sintonia com a escola, que também realizou uma feira este ano com este tema, então queremos continuar isso, ir mudando a mentalidade, incentivar este cuidado, abrir os olhos para os problemas”, afirmou.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Gean . Artesanatos Regionais Bela Vista
    04 Dez 2019 às 19:46

    Parabens...a natureza ..temos que preservar..e tb começar desde cedo.....a aprender preservar..conhecer mais sobre a importância da natureza...nós do artesanatos regionais..temos peças como a onça pintada entre outros animais tamanho real....que representam os nossos animais da fauna pantaneira ..venham conhecer...Pantanal ..preservar.....contato Gean..65 99684 8300 watts

  • Ronaldo Lazarin
    04 Dez 2019 às 17:30

    Parabéns ao Colégio Notre Dame, a professora Maria Luiza e a todos que fizeram o evento, além de um espetáculo muito bonito, transmitiram uma mensagem importantíssima sobre a influência do homem no planeta.

Redes Sociais

Sitevip Internet