Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

QUERIDINHO DAS CELEBRIDADES

Inspirado na Belle Époque, Paris 6 chega a Cuiabá com prato regional e homenagem a atriz da terra

Foto: Da Assessoria

Paris 6 abre as portas nesta quarta-feira

Paris 6 abre as portas nesta quarta-feira

Treze anos depois de abrir a primeira casa em São Paulo, o empresário e chef Isaac Azar esteve em Cuiabá na última segunda-feira (16) para o evento de pré-inauguração do 18º ‘Paris 6’. O restaurante, inspirado na Bélle Époque, tem como investidora local Tatiana Roberta Mezalira, e abre as portas para o público nesta quarta (18), a princípio sem possibilidade de reservas.

Leia também:
Alto preço da produção inviabiliza ‘Pesadelo na Cozinha’ em Cuiabá; Jacquin está na cidade para aula-show

“É um desenho totalmente tirado da minha visão de como eu enxerguei Paris remetendo a Paris dos anos 20. Quem conhece Paris sabe que ainda tem estes bistrôs dos anos 20 do século passado, e que foi uma época que marcou. A época do início do modernismo”, contou Isaac na pré-inauguração. Após o primeiro restaurante, inaugurado em 2006, o segundo só nasceu em 2013. A partir daí, Isaac inicio uma grande expansão. O de Cuiabá é o 18º da rede.

“É um dos nossos projetos mais ousados, é uma das maiores casas que a gente tem no Brasil”, afima. “E pra mim o número 18 é um número muito importante. A minha origem é judaica, e na Cabala – e tantas pessoas, mesmo fora do judaísmo, leem a Cabala – o número 18 quer dizer vida. Então esse aqui é o 18º bistrô, é um bistrô que sem dúvida nenhuma vai trazer muita vida pra gente, vai trazer muita sorte”.

Segundo a sócia-investidora de Cuiabá, Tatiana, a escolha por abrir o restaurante dentro de um shopping foi pensando na segurança e comodidade dos clientes. “Hoje em Cuiabá para conseguir estacionamento é horrível, então é um ponto estratégico, é um bairro nobre, charmoso, e o shopping Goiabeiras foi o que nos proporcionou o que a gente estava procurando”, comentou.

O Paris 6 de Cuiabá tem capacidade para 120 pessoas do lado de dentro, e 52 no
deck do lado de fora. É possível entrar tanto pelo shopping quanto pela rua, isto porque de sexta-feira para sábado e de sábado para domingo a casa funcionará também durante toda a madrugada. São quatro salões, decorados com referências à Paris dos anos 20 e, também, quadros com os rostos das celebridades que dão nomes aos pratos.

Segundo Isaac, esta tradição começou com o prato de Bruno Gagliasso: trio de camarões-rosa grelhados sobre arroz provençal. A homenagem surgiu porque o ator ia sempre ao restaurante quando estava em cartaz com uma peça. Ele sugeriu ao chef que desse o nome do espetáculo ao prato, e Isaac teve uma ideia melhor. A partir daí, sempre que um artista tinha alguma ligação com o Paris 6, ganhava esta homenagem.

Hoje são diversos os nomes. De Ivete Sangalo a Neymar Jr., de Larissa Manoela a Mc Mirella. E tem até homenagens póstumas, como de Jair Rodrigues, e homenagens que ficaram mesmo após a morte, como de Luís Carlos Miele. É Isaac que cria os pratos, na maior parte das vezes a partir do que o artista gosta. Eles não ganham royalties por isso, e não adianta pedir uma homenagem se você não faz parte da história do restaurante.

Em uma nova fase depois da volta de Isaac de Miami, o Paris 6 agora também pretende ter particularidades em suas casas fora de São Paulo. Cuiabá, por exemplo, tem 70% do cardápio da sede, a Classic, e contará, em breve, com uma mojica de pintado à Totia Meirelles, em homenagem à atriz cuiabana.

“A gente teria que homenagear uma pessoa que eu sou muito fã, uma atriz maravilhosa, que é de Cuiabá, que é uma amiga querida, que já tem sobremesa no Paris 6 Cuiabá, mas ela também vai dar nome ao meu prato favorito aqui em Cuiabá, que eu sou realmente louco por este prato, que é a mojica de pintado”, declara. “Nosso principal intuito é fazer uma homenagem à classe artística, e essas homenagens acontecem, e é uma honra muito grande poder homenagear alguns nomes até que não estão mais aqui, mas que frequentavam o Paris 6, alguns que me inspiraram a fazer muita coisa no Paris 6”.



Movimentando a economia

O Paris 6 de Cuiabá já abre as portas com um quadro de 60 funcionários diretos, e ainda não há números dos indiretos. Destes, muitos foram para São Paulo fazer treinamento, assim como Tatiana. Os líderes da casa, por sua vez, vieram de outros Paris 6, e já tem experiência no ramo.

O responsável pela cozinha é o cuiabano Anildo. A criação dos pratos, no entanto, é de Isaac, e se intuito é que haja padrão em todas as casas do país. Os produtos vêm, em sua maioria, de fornecedores de São Paulo.

A casa também tem preocupação com o lado social, e por isso, realiza ações em todos os restaurantes da rede: parte do que é vendido do prato do Neymar é destinado ao instituto Neymar Jr; parte do almoço é destinado ao Dadivar (projeto social de Enzo Celulari), e parte da sobremesa da Bruna Marquezine será destinado ao projeto ‘I Know My Rights’ (IKMR), que presta ajuda a refugiados.

Inauguração

O Paris 6 Cuiabá abre as portas para o público na quarta-feira (18), às 18 horas. Não haverá sistema de reservas pelo menos nos primeiros meses. É possível entrar tanto pelo Goiabeiras Shopping quanto pelo deck do lado de fora, e neste final de semana a casa já funcionará de madrugada.

O restaurante não vai operar com sistema de delivery e, em breve, será possível fazer o ‘get in’ pelo aplicativo, ou seja, entrar na fila de espera ainda em sua casa, para ganhar tempo até chegar ao restaurante.

*Fotos no corpo da matéria: Assessoria de imprensa. 

Serviço

Paris 6 Cuiabá
Endereço: Goiabeiras Shopping - R. Des. José Barros do Valê, 500 - Duque de Caxias, Cuiabá
Horário: De domingo a quinta, das 11h à 0h, e sextas e sábados, das 11h às 5h
Inauguração: Quarta-feira, 18, às 18 horas
Instagram Cuiabá
Instagram nacional
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet