Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Música

uma por mês

Cantor e compositor cuiabano lança 16 músicas em projeto autoral até outubro de 2020

Foto: da Assessoria

Cantor e compositor cuiabano lança 16 músicas em projeto autoral até outubro de 2020
Com o intuito de gravar 16 de suas cerca de 80 composições até outubro de 2020, o cantor cuiabano Jef Rosa deu início a seu projeto ‘Música Autoral’ em 2019. Algumas das canções já estão disponíveis nas plataformas digitais e redes sociais desde o último mês de junho, como ‘Linda de Viver’, que remete à história de sua cidade natal.

Leia também:
Cantor cuiabano de 19 anos lança clipe romântico estrelado por casal com síndrome de down

As inspirações de Jef vêm desde Ney Matogrosso, Tetê Espíndola, até artistas internacionais como Fred Mercury e a banda Imagine Dragons. "Tudo que ouvi até hoje e que dentro de meus mais sinceros sentimentos constroem o que chamo de colcha de retalhos de aprendizados e influências musicais, auxiliando assim a construção de cada frase musical e acordes desenhados nas minhas mais diversas canções", afirma.

Segundo ele, a principal intenção do projeto é fazer com que o sentimento experimentado por si alcance o universo de alguém, levando uma mensagem positiva ou mesmo construtiva para quem precise ouvir. "A identidade de cada um é única e intransferível, a vida de cada um é singular, ou seja cada pessoa que ouvir minhas canções pode reagir de maneira diferenciadas, porém espero contribuir com o bem estar e bem viver de alguém, se apenas uma pessoas for tocada, já me sentirei contente e satisfeito, e assim terá valido a pena fazer", observa.

De acordo com a assessoria, as canções são disponibilizadas uma a cada mês. Ao término do projeto de gravação, ele pretende iniciar o projeto para vídeos promocionais do material.

Jef nasceu em Cuiabá em 1981. Desde cedo se identificou com as artes da música, dança e teatro, fazendo participações na escola onde estudava e na igreja de sua localidade. Canta desde os nove anos, e, durante dez anos de sua vida, fez parte do coral da igreja Catedral Metropolitana do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Participou também, durante três anos, do Coral da UFMT, com quem fez parte do Festival de Canto Coral em João Pessoa e de espetáculos de final de ano do Coral. Foi, ainda, integrante da Companhia de Balé Profissional 'Vôo Livre Cia. De Danças'.

Dentre suas composições está o hino do 5º Encontro Nacional de Danças Populares, que ocorreu em Cuiabá, em 2015, agregando grupos de manifestações populares das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste. No total, tem em torno de 80 músicas compostas. “Tenho feito aos poucos o registro destas canções com intuito de gravar um álbum e de manter salvas.  As canções estão disponibilizadas nas plataformas digitais”, finaliza.

Veja a letra de ‘Linda de Viver’

Sou o encontro de aldeias, povos feito "Boé"
Trago misto dos gentis, dores, amores
Sonhos inconfidentes, marcado em horrores
I KUYA PÁ garante o, peixe alcançar.
Subo contra a corrente busco mão, e força
Navegando Ribeira, anseio pedras que brilham
Portador deste aço posso "Abaetê" matar
Ninguém vai impedir, como bichos e segurar.
Bem querer pela vida, estou contingente
Levando SÓVA em correntes, "Cumba" onde estou?
Braço rasgando celas, filho daquela mulher
Nem o pai que é patrão salva, do feito me condenar.
Pé rachado, pra a fazer amô o chapa e cruz, já qué cotchá!
Vote, vixe, cruz credo, mãe do morro garô fextá.
Tchamô arroio de gênte, tem festa de santo quitute de jápa.
Coloiado, que que essê, canhaim xá por deux, tá bunito de Vê 
 Contá pro cê que é linda de viver!
Nossa terra nossa gente e o jeito que aqui se fez!
Tchega pra cá tá bom demaix.
Meu povo sua identidade a maneira que aqui se faz. (Bis)


Conheça o trabalho do artista no SPOTIFY
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet