Olhar Conceito

Quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Notícias / Artes visuais

Artista cuiabana cria projeto itinerante e vai viajar o Brasil em Kombi

da Redação - Isabela Mercuri

12 Jan 2020 - 08:00

Foto: Reprodução / Instagram

Artista cuiabana cria projeto itinerante e vai viajar o Brasil em Kombi
A cuiabana Lua Brandão, hoje com 29 anos, até tentou seguir os conselhos do pai. Fez cursinho, entrou no curso de direito (onde fez quatro aulas) e chegou a terminar a faculdade de publicidade e propaganda... mas queria ser artista. Hoje, depois de convencer a todos – e a si mesma – de seu talento, criou um novo projeto, e em breve vai ‘cair na estrada’ com uma Kombi em que levará sua lojinha itinerante para todo o Brasil.

Leia também:
Projeto 'Panoramas' tem workshops, premiação e exposição fotográfica em Cuiabá

Sua primeira lembrança concreta com a arte foi em 2008, quando começou a fazer quadrinhos. Certo dia, em casa, criou o personagem que se tornaria sua marca registrada. A irmã lhe ajudou com a invenção do nome, e assim nasceu o ‘Boneco de Osso’. No início, ele era personagem das tirinhas que a artista publicava no Orkut e em seu Blog, mas, depois, passou a estampar também camisetas que ela vendia na faculdade.

“Mas eu não acreditava no que eu fazia. Eu lembro que o primeiro cara que comprou uma camiseta minha no Grito Rock, em 2009, eu queria ir atrás dele perguntar por que ele tinha comprado, mas eu não consegui”, conta ao Olhar Conceito. “É muito legal você ver alguém comprando uma arte sua, a partir deste momento começa a fazer sentido”.

Neste meio tempo, as vendas de camiseta passaram a render mais do que o que lhe pagavam no estágio e, cansada de trabalhar em agência, ela desafiou o pai e decidiu criar o próprio negócio. Deu tão certo, que em 2010 ela já estava dando entrevistas para jornais. Em 2013, já tinha seu ateliê.

No ano seguinte, Lua decidiu também começar a fazer projetos sociais. “Em 2014 me chamaram para pintar uma casa que acolhia pessoas em tratamento contra câncer.  E eu estava pintando nessa casa e senti que queria compartilhar o que eu faço com alguém, porque eu consegui realizar meu sonho, então eu queria que todo mundo conseguisse realizar o delas também”, lembra. Decidi fazer oficinas com crianças e trabalhar com sonhos... cada criança iria pintar na camiseta o que queria ser quando crescer”.

As oficinas se espalharam por comunidades e, em 2015, ela foi convidada a levá-la para Recife. “Eu abri meu olho e pensei: cara, eu quero levar o projeto para qualquer lugar. E essa ideia de ser itinerante começou a surgir no meu coração aos poucos”.

Kombi itinerante



A intenção de Lua é viajar o Brasil levando sua loja e também realizando oficinas. A primeira viagem acontece já este final de semana, para Poconé. No entanto, a Kombi ainda está em reforma.

Depois disso, em março, ela vai para Campo Novo dos Pareci fazer uma oficina pelo projeto Águias do Bem, e em abril planeja ir para Brasília e Goiânia. Seu marido, que é tatuador, também vai junto em busca de clientes nas novas cidades.

O ‘Boneco de Osso’ e a ‘Arte Lua’ – outra marca criada por ela – continuam funcionando sob encomenda em Cuiabá. Para conhecer o trabalho de Lua, basta acessar o INSTAGRAM.

13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Nino
    13 Jan 2020 às 12:34

    Que sonho zuado... esta moça está precisando dormir mais.

  • Nino
    13 Jan 2020 às 12:34

    Que sonho zuado... esta moça está precisando dormir mais.

  • Gerson
    13 Jan 2020 às 07:04

    JA VI O TRABALHO DELA PESSOALMENTE , EXCELENTE TRABALHO E COM PERSONALIDADE.

  • Milton CPA I
    12 Jan 2020 às 21:37

    Sonho é descobrir cura do câncer. Da esclorose múltipla, criar vida em Marte. Não isso daí...

  • Chitara de la Kosta
    12 Jan 2020 às 16:18

    Não sei nem o que comentar... Alô Art Basel

  • ZÉ NINGUÉM
    12 Jan 2020 às 15:49

    O INSTAGRAM TA INVADINDO O OLHAR DIRETO. TRISTE SITE JORNALISMO. DEMITAM ISABELA MERCURI OU CRIEM UM OLHAR INSTAGRAM. KKKKKKKKKKK

  • ZÉ NINGUÉM
    12 Jan 2020 às 15:25

    MAIS UMA "REPORTAGEM" PADRÃO ISABELA MERCURI. OLHAR DIRETO TA PIOR DO QUE FACEBOOK AND INSTAGRAM. SUGIRO ABRIR MAIS UM EDITORIAL TIPO OLHAR CONCEITO, AGROOLHAR, CRIEM UM OLHAR INSTAGRAM.

  • Paolo
    12 Jan 2020 às 14:56

    Artista?? Misericórdia .

  • Bernardo
    12 Jan 2020 às 12:45

    Parabéns pelo trabalho da moça, e triste ler comentários negativos como do colega Cleber Venâncio e do Saddam...

  • Seja feliz!!!
    12 Jan 2020 às 12:38

    Para as críticas aqui feitas, aqueles que não conseguiram realizar seus sonhos e desejos, reflita e não estrague o dos outros, o mundo é muito maior do que a rotina monótona que as pessoas vivem atualmente. O sistema impõe as pessoas a rotina e que todos devem ser igual, e ser diferente está errado, o errado é não viver e não buscar o seu sonho pois sonhar e não realizar é muito pior. Então viva e vá buscar felicidade no que te traga satisfação e prazer e que faça você acordar feliz pois dinheiro não é tudo a felicidade é que é para poucos, e para aqueles que conseguiram conquistar seus sonhas é mais do que ter ganhado na mega sena é a felicidade de ter conquistado o tal do impossível que o sistema nos impõe. Seja feliz!!!

Redes Sociais

Sitevip Internet