Olhar Conceito

Quarta-feira, 05 de agosto de 2020

Notícias / Artes visuais

Após reclamações, obra de Dias-Pino e mural de Adir Sodré voltarão para a Praça 8 de Abril

da Redação - Isabela Mercuri

11 Jan 2020 - 09:35

Foto: Reprodução

Após reclamações, obra de Dias-Pino e mural de Adir Sodré voltarão para a Praça 8 de Abril
Após diversas reclamações do setor cultural, a obra ‘Árvore de Todos os Povos’, de Wlademir Dias-Pino, será recolocada na Praça 8 de Abril. O artista plástico Adir Sodré também será convidado a refazer o mural que foi apagado. A informação foi garantida pelo secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, Francisco Vuolo, em reunião realizada na última sexta-feira (10).

Leia também:
Morre aos 91 Wlademir Dias-Pino, o pai do 'poema-processo'

As obras foram retiradas durante a reforma da praça. O espaço foi entregue no dia 23 de dezembro de 2019, com reconstrução do piso, pintura, instalação de iluminação de LED, bancos e lixeiras, jardinagem e paisagismo. No entanto, sem as obras de arte – o que indignou parte da população.

O trabalho foi realizado em parceria com as Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. Na sexta-feira, Vuolo afirmou que tem profundo respeito pelas raízes cuiabanas, e reconheceu a importância da preservação cultural por meio da valorização de seus artistas e obras. “Reforçamos aqui que não houve qualquer desrespeito aos artistas e que a gestão tem a sensibilidade de trabalhar para encontrar a melhor solução para esta questão”.

A diretora da Casa de Cultura Silva Freire, Larissa Spinelli, afirmou que escultura-poema “Árvore de Todos os Povos” é fruto do Movimento do Intensivismo e surgiu como resultado de uma nova intencionalidade plástica, artística e literária, ocorrida em Cuiabá entre as décadas de 1940 e 1950.

“Muita gente que passa por ali não sabe a importância dessa escultura. O trabalho do Wlademir é estudado por pesquisadores de outros países. Dentre outras coisas, ele foi o primeiro do mundo a criar um livro objeto. Para Cuiabá é uma honra abrigar uma obra de um artista que até hoje é considerado como vanguardista”, afirmou.

A definição de datas e um plano de ação para a recolocação da Árvore e a pintura do mural será anunciada em uma próxima reunião. Além disso, dois ofícios com a solicitação do Instituto serão protocolados, um na Pasta e outro na Secretaria de Serviços Urbanos.

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Luciana
    11 Jan 2020 às 22:38

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • zé do caju
    11 Jan 2020 às 19:12

    esse prefeito menospreza os artistas de valor cuiabano

  • Ludimilla
    11 Jan 2020 às 19:10

    amo arte de adir sodré. é a cara de cuiabá

  • luis
    11 Jan 2020 às 19:08

    cuiaba é privilegiada em ter obras do escultor jonas e a arte única de Adir Sodré espalhado pela cidade, é a identidade de Cuiabá, ainda bem que teremos um painel dando alma e luz p cidade de volta!

  • Dudu
    11 Jan 2020 às 14:32

    Não pintando arara, onça, tuiuiu e órgãos genitais podem fazer até a caricatura do Paletó que fica melhor!

Redes Sociais

Sitevip Internet