Olhar Conceito

Notícias / Literatura

Caderno de colorir aproxima crianças mato-grossenses da realidade de sua região

da Redação - Isabela Mercuri

28 Jan 2020 - 09:11

Foto: Divulgação

Caderno de colorir aproxima crianças mato-grossenses da realidade de sua região
Para aproximar as crianças do noroeste de Mato Grosso da fauna, flora, paisagem e cultura de sua região, o Projeto Pacto das Águas desenvolveu, com patrocínio da Petrobrás, o ‘Caderno Colorir’, com catorze ilustrações escolhidas dentro de temas relevantes para educação ambiental e para as comunidades envolvidas. Até agora, já foram distribuídos mil exemplares para escolas de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental de Aripuanã e Colniza, e todo o material já está disponível para download.

Leia também:
Atualmente visto como ‘resort’, Águas Quentes deve voltar à estrutura de Parque após concessão; Veja projeto! 

O caderno aborda o universo das crianças, mostrando os locais de atividades do projeto, como as comunidades ribeirinhas da Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, as cachoeiras do rio Aripuanã, as atividades de coleta de castanha e borracha e a cultura do povo indígena Rikbatsa.
 
Além disso, espécies conhecidas da região, como o tamanduá bandeira, a anta e o macaco zogue-zogue, também estão representados, assim como animais ameaçados de extinção, como onça-pintada e a harpia, também conhecida como gavião-real e gavião-de-penacho.
 
De acordo com a assessoria, junto ao caderno foi elaborado também um Suplemento Pedagógico que traz informações  sobre  os  temas  das  ilustrações  e  sugestões  de  atividades  que  podem  ser  feitas  em  sala  de  aula. Uma das professoras que já utilizou o material foi Claudemira Vaz de Moraes, do Centro de Educação Infantil Raio de Sol, em Aripuanã. Segundo ela, o caderno é um ótimo complemento para o programa de aula preparado pelos professores.

"Em nosso plano de aula há muito conteúdo sobre o meio ambiente. Abordamos o tema dos animais em extinção, a preservação do meio ambiente, o descarte correto do lixo que produzimos", conta Claudemira. "A educação socioambiental faz com que eles reflitam sobre o que é e o que não é adequado, quando se trata da natureza, para não prejudicar o meio ambiente. Em nossa unidade, a educação socioambiental é de grande importância”, completa.
 
A partir do uso deste material em sala de aula, as estudantes de pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso Maria Conceição Alves dos Santos e Jéssica Conceição da Silva realizam um estudo para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para isso, elas analisaram a percepção de crianças de 3 a 5 anos quanto à existência e identificação de animais em extinção da região.

O projeto Pacto das Águas, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental tem como objetivo principal promover o uso sustentável da sociobiodiversidade, com povos indígenas e comunidades tradicionais das Terras Indígenas Japuíra e Escondido e da Resex Guariba Roosevelt. As ações são parte de uma estratégia de emissões evitadas para mitigação do aquecimento global e das mudanças climáticas pela conservação da floresta em pé no Noroeste de Mato Grosso.

Serviço

Caderno para colorir e Suplemento pedagógico podem ser baixados na Biblioteca do Pacto das Águas
https://www.pactodasaguas.org.br/biblioteca/

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet