Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

Jornalistas no Eldorado

Documentário que conta história de mulheres pioneiras no jornalismo de MT é exibido no Cine Teatro

Foto: Divulgação

Documentário que conta história de mulheres pioneiras no jornalismo de MT é exibido no Cine Teatro
A história de três jornalistas mulheres pioneiras na profissão em Cuiabá, quando o universo era dominado por homens, é contada no documentário ‘Jornalistas no Eldorado - Balbúrdia, disciplina e liberdade’, que será exibido no Cine Teatro Cuiabá no próximo dia 9 de março, segunda-feira, em alusão ao mês da mulher.

Leia também:
Filme com Gagliasso gravado em Cuiabá tem sessão na capital e deve chegar aos cinemas no segundo semestre

O filme, um curta-metragem, foi produzido em Cuiabá e também exclusivamente por mulheres. As histórias contadas são de Basaia, Sônia Zaramella e Laura Lucena, pioneiras das décadas de 70 e 80, o ‘eldorado’ mato-grossense.

De acordo com as idealizadoras do projeto, o objetivo do documentário é homenagear mulheres que ousaram entrar no universo até então dominado por homens. Basaia, além de jornalista, é artista de renome inclusive internacional. Marcou o jornalismo cultural e é autora do primeiro caderno para crianças, a Corujinha do Estado. Na arte, usa técnica própria, com terra e pigmentos, valorizando temas do universo feminino.

Já Sônia atuou no jornalismo de correspondência e na academia, e como professora tornou-se ícone, citada por centenas de alunos que ajudou a formar. Laura, por sua vez, foi a primeira repórter de rua de Cuiabá. Enfrentou maridos que não compreendiam a profissão, posou nua, aboliu o sutiã, quebrando paradigmas e se fazendo respeitar pelos colegas e fontes.

"Jornalistas no Eldorado - Balbúrdia, disciplina e liberdade" foi produzido pelas jornalistas Keka Werneck, Priscila Mendes e Bruna Maciel e pelas profissionais do audiovisual Dayanne Dallicani e Jéssica Melo.

Serviço

Exibição "Jornalistas no Eldorado - Balbúrdia, disciplina e liberdade"
Data: 9 de março, segunda-feira
Horário: 19h
Local: Cine Teatro de Cuiabá
Entrada franca
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet