Olhar Conceito

Quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Notícias / Artes visuais

Cem anos depois, Cuiabá retribui presente e envia monumento em forma de Viola de Cocho a Corumbá

da Redação - Isabela Mercuri

04 Fev 2020 - 17:19

Foto: Divulgação

Cem anos depois, Cuiabá retribui presente e envia monumento em forma de Viola de Cocho a Corumbá
A cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, recebeu da Prefeitura de Cuiabá um monumento em forma de viola de cocho, no último dia 31 de janeiro, sexta-feira. O gesto foi em retribuição ao obelisco oferecido em 1919 pelos corumbaenses em homenagem ao bicentenário da capital mato-grossense, que está instalado na Praça Luiz de Albuquerque, na orla do rio Cuiabá.

Leia também:
Prefeitura e Marinha inauguram três monumentos em Cuiabá e enviam peça 'gêmea' a Corumbá

O obelisco, hoje, é um símbolo da conexão entre as ‘cidades irmãs’, e a viola de cocho foi instalada cem anos depois, como retribuição. A viola feita de chapas de metais é uma criação do artista plástico Jonas Lima Correa Neto e possui 3,5 metros de altura por 7 metros de comprimento.

De acordo com a assessoria, a instalação foi acompanhada do secretário-adjunto de Turismo, Marcelo Pires, que representou o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro. O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, também esteve presente.

"Celebramos essa irmandade com Corumbá e que nossa irmandade perdure. Cuiabá ganha ao presentear Corumbá. Que essa obra não apenas embeleze, mas também se torne mais um ponto atrativo do município", afirmou o secretário.

O prefeito Marcelo Iunes destacou a "identificação histórico-cultural" existente entre os povos de Corumbá e Cuiabá apesar da distância. "Somos cidades irmãs, nossos povos têm uma relação cultural e histórica muito fortes, uma identidade mesmo. Juntas, nossas cidades tiveram importância fundamental no crescimento e desenvolvimento do Mato Grosso integrado. Seguimos agora com a missão de fortalecermos os laços e promovermos uma integração turística, cultural entre nossos municípios. É um grande presente que ganhamos, agradeço ao prefeito cuiabano, Emanuel Pinheiro, pela lembrança a Corumbá", disse.

O monumento foi enviado a Corumbá pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A peça tem as mesmas dimensões de sua irmã, instalada na rotatória do Terminal Rodoviário de Cuiabá, no dia 28 de agosto de 2019, em cerimônia que contou com a presença do Comandante do 6º Distrito Naval de Corumbá, Almirante Arentz.

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet