Olhar Conceito

Quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Notícias / Artes visuais

Cem anos depois, Cuiabá retribui presente e envia monumento em forma de Viola de Cocho a Corumbá

da Redação - Isabela Mercuri

04 Fev 2020 - 17:19

Foto: Divulgação

Cem anos depois, Cuiabá retribui presente e envia monumento em forma de Viola de Cocho a Corumbá
A cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, recebeu da Prefeitura de Cuiabá um monumento em forma de viola de cocho, no último dia 31 de janeiro, sexta-feira. O gesto foi em retribuição ao obelisco oferecido em 1919 pelos corumbaenses em homenagem ao bicentenário da capital mato-grossense, que está instalado na Praça Luiz de Albuquerque, na orla do rio Cuiabá.

Leia também:
Prefeitura e Marinha inauguram três monumentos em Cuiabá e enviam peça 'gêmea' a Corumbá

O obelisco, hoje, é um símbolo da conexão entre as ‘cidades irmãs’, e a viola de cocho foi instalada cem anos depois, como retribuição. A viola feita de chapas de metais é uma criação do artista plástico Jonas Lima Correa Neto e possui 3,5 metros de altura por 7 metros de comprimento.

De acordo com a assessoria, a instalação foi acompanhada do secretário-adjunto de Turismo, Marcelo Pires, que representou o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro. O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, também esteve presente.

"Celebramos essa irmandade com Corumbá e que nossa irmandade perdure. Cuiabá ganha ao presentear Corumbá. Que essa obra não apenas embeleze, mas também se torne mais um ponto atrativo do município", afirmou o secretário.

O prefeito Marcelo Iunes destacou a "identificação histórico-cultural" existente entre os povos de Corumbá e Cuiabá apesar da distância. "Somos cidades irmãs, nossos povos têm uma relação cultural e histórica muito fortes, uma identidade mesmo. Juntas, nossas cidades tiveram importância fundamental no crescimento e desenvolvimento do Mato Grosso integrado. Seguimos agora com a missão de fortalecermos os laços e promovermos uma integração turística, cultural entre nossos municípios. É um grande presente que ganhamos, agradeço ao prefeito cuiabano, Emanuel Pinheiro, pela lembrança a Corumbá", disse.

O monumento foi enviado a Corumbá pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A peça tem as mesmas dimensões de sua irmã, instalada na rotatória do Terminal Rodoviário de Cuiabá, no dia 28 de agosto de 2019, em cerimônia que contou com a presença do Comandante do 6º Distrito Naval de Corumbá, Almirante Arentz.

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • JOAO ALVES DA SILVA
    05 Fev 2020 às 10:53

    Victor vc deve ser um cara muito agradavel hein ... tebho certeza que as pessoas que te rodeiam devem ser horriveis e fedorentas como esgoto

  • WILDE DO NASCIMENTO NUNES FILHO
    05 Fev 2020 às 09:37

    Desnecessário esse seu comentário Victor..... Realmente você não conhece a história de Mato Grosso, quiçá de Cuiabá e Corumbá... Portanto meu caro, estude mais sobre a história dessas cidades e tenha mais respeito com as mesmas, ok... fica a dica...

  • Victor
    05 Fev 2020 às 06:04

    Realmente as cidades são bem parecidas, ambas possuem um povo *bonito", falam probrema e possuem um cheiro agradável de esgoto..

  • Maria
    04 Fev 2020 às 20:38

    Somos tantos em comum, que poderia haver voos entre Cuiabá e Corumbá!

Redes Sociais

Sitevip Internet