Olhar Conceito

Quinta-feira, 04 de março de 2021

Notícias / Pets

Nariz molhado é febre? Gato passa toxoplasmose? Veterinária derruba mitos sobre pets

da Redação - Isabela Mercuri

06 Fev 2020 - 17:00

Foto: Arquivo Pessoal

Mariana De Rosa

Mariana De Rosa

Quando o assunto é animal de estimação, muitas são as ‘lendas’ que correm e deixam os tutores confusos. É verdade que castrar a cadela ajuda a evitar o câncer? E que gatos podem passar toxoplasmose, e por isso devem ser afastados de mulheres grávidas?

Leia também:
Veterinária resgata e trata animais em situação extrema de maus tratos e abandono para serem adotados

Foi pensando em sanar essas dúvidas de seus clientes e seguidores que a veterinária de Mato Grosso Mariana De Rosa publicou, na última quarta-feira (5), um vídeo nas redes sociais da Master Pet (sua clínica, em Rondonópolis, 219km de Cuiabá) respondendo a dez perguntas.

Os questionamentos foram escolhidos a partir de uma enquete no Instagram e, com isso, a veterinária pode selecionar as onze maiores dúvidas de seus clientes. O Olhar Conceito traz as respostas:
 


1 – Olho remelando é sinal de verme?

Mito!

“Ele pode ter alguma outra doença, até mesmo sistêmica, e que envolve os olhos. Qualquer infecção bacteriana, viral, conjuntivite pode causar a secreção nos olhos”.

2 – Precisa cruzar uma cachorra pelo menos uma vez antes de castrar?

Mito!

“A cadela pode se castrada até mesmo antes do segundo cio. O indicado é castrar entre o primeiro e o segundo cio, quanto mais cedo, melhor”.

3 – O gato pode passar toxoplasmose

Mito!

“O gato não passa toxoplasmose, a não ser que você ingira o cocô do gato. Eu acredito que não é uma coisa boa a se fazer...”

4 – A cadela pode cruzar com dois cães diferentes e ter um filhote de cada um?

Verdade!

“O útero da cadela pode ter filhotes de dois cachorros diferentes”.

5 – Cães, mesmo castrados, podem cruzar?

Verdade!

“Eles podem cruzar, porém não vão procriar. O macho depois de uns 30 dias da castração pode apresentar ainda espermatozoides no canal, então neste tempo pós castração ele pode procriar, porém, depois disso não. A cadela, castrou, acabou o problema, porque retira o útero e os ovários. Porém, eles podem sim continuar com a vontade, a libido de subir em cima e fazer a cópula”.

6 – Nariz molhado ou seco é sinal de doença ou febre?

Mito!

“A única forma de avaliar e aferir a febre do animal é com termômetro. O nariz seco pode ter a ver com temperatura, com umidade relativa do ar, então não acreditem!”.

7 – Castrar cães e gatos evita o câncer.

Verdade!

“Tanto os machos quanto as fêmeas de gatos e cachorros. Evita o câncer de útero, mamas, próstata, testículo” .

8 – Óleo queimado ou pinho sol são bons para tratar sarna

Mito!

“Isso não existe, e a gente vê diariamente acontecendo (...). Não ajuda em nada. Existem tratamentos específicos que devem ser realizados por um profissional, por um médico veterinário”.

9 – Gatos e cachorros precisam ser vacinados anualmente

Verdade!


“Muita gente tem mania de achar que só se dá vacina quando o animal é filhote, e isso é totalmente mentira, o animal precisa ser vacinado anualmente”.

10 – Cachorro só pode tomar banho após as vacinas

Verdade!

“Cachorros filhotes tendem a ser muito suscetíveis [a doenças] e sensíveis, então a gente indica que o banho seja dado pelo menos após a terceira dose de vacina” .

11 – Comer cocô é sinal de verme ou falta de vitaminas

Mito!

“Essa mania de comer cocô chama-se coprofagia, e em muitas raças ela é comum, infelizmente. É uma situação muito desagradável, porém é comum. Muitas vezes não é falta de minerais e nem excesso de vermes. Para esses casos consulte seu médico veterinário, porque é uma questão a ser trabalhada”.

Para mais informações, acesse o INSTAGRAM da clínica.  

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet