Olhar Conceito

Quinta-feira, 09 de julho de 2020

Notícias / Pets

Nariz molhado é febre? Gato passa toxoplasmose? Veterinária derruba mitos sobre pets

da Redação - Isabela Mercuri

06 Fev 2020 - 17:00

Foto: Arquivo Pessoal

Mariana De Rosa

Mariana De Rosa

Quando o assunto é animal de estimação, muitas são as ‘lendas’ que correm e deixam os tutores confusos. É verdade que castrar a cadela ajuda a evitar o câncer? E que gatos podem passar toxoplasmose, e por isso devem ser afastados de mulheres grávidas?

Leia também:
Veterinária resgata e trata animais em situação extrema de maus tratos e abandono para serem adotados

Foi pensando em sanar essas dúvidas de seus clientes e seguidores que a veterinária de Mato Grosso Mariana De Rosa publicou, na última quarta-feira (5), um vídeo nas redes sociais da Master Pet (sua clínica, em Rondonópolis, 219km de Cuiabá) respondendo a dez perguntas.

Os questionamentos foram escolhidos a partir de uma enquete no Instagram e, com isso, a veterinária pode selecionar as onze maiores dúvidas de seus clientes. O Olhar Conceito traz as respostas:
 


1 – Olho remelando é sinal de verme?

Mito!

“Ele pode ter alguma outra doença, até mesmo sistêmica, e que envolve os olhos. Qualquer infecção bacteriana, viral, conjuntivite pode causar a secreção nos olhos”.

2 – Precisa cruzar uma cachorra pelo menos uma vez antes de castrar?

Mito!

“A cadela pode se castrada até mesmo antes do segundo cio. O indicado é castrar entre o primeiro e o segundo cio, quanto mais cedo, melhor”.

3 – O gato pode passar toxoplasmose

Mito!

“O gato não passa toxoplasmose, a não ser que você ingira o cocô do gato. Eu acredito que não é uma coisa boa a se fazer...”

4 – A cadela pode cruzar com dois cães diferentes e ter um filhote de cada um?

Verdade!

“O útero da cadela pode ter filhotes de dois cachorros diferentes”.

5 – Cães, mesmo castrados, podem cruzar?

Verdade!

“Eles podem cruzar, porém não vão procriar. O macho depois de uns 30 dias da castração pode apresentar ainda espermatozoides no canal, então neste tempo pós castração ele pode procriar, porém, depois disso não. A cadela, castrou, acabou o problema, porque retira o útero e os ovários. Porém, eles podem sim continuar com a vontade, a libido de subir em cima e fazer a cópula”.

6 – Nariz molhado ou seco é sinal de doença ou febre?

Mito!

“A única forma de avaliar e aferir a febre do animal é com termômetro. O nariz seco pode ter a ver com temperatura, com umidade relativa do ar, então não acreditem!”.

7 – Castrar cães e gatos evita o câncer.

Verdade!

“Tanto os machos quanto as fêmeas de gatos e cachorros. Evita o câncer de útero, mamas, próstata, testículo” .

8 – Óleo queimado ou pinho sol são bons para tratar sarna

Mito!

“Isso não existe, e a gente vê diariamente acontecendo (...). Não ajuda em nada. Existem tratamentos específicos que devem ser realizados por um profissional, por um médico veterinário”.

9 – Gatos e cachorros precisam ser vacinados anualmente

Verdade!


“Muita gente tem mania de achar que só se dá vacina quando o animal é filhote, e isso é totalmente mentira, o animal precisa ser vacinado anualmente”.

10 – Cachorro só pode tomar banho após as vacinas

Verdade!

“Cachorros filhotes tendem a ser muito suscetíveis [a doenças] e sensíveis, então a gente indica que o banho seja dado pelo menos após a terceira dose de vacina” .

11 – Comer cocô é sinal de verme ou falta de vitaminas

Mito!

“Essa mania de comer cocô chama-se coprofagia, e em muitas raças ela é comum, infelizmente. É uma situação muito desagradável, porém é comum. Muitas vezes não é falta de minerais e nem excesso de vermes. Para esses casos consulte seu médico veterinário, porque é uma questão a ser trabalhada”.

Para mais informações, acesse o INSTAGRAM da clínica.  

6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Cecilia Oliveira Dantas
    08 Fev 2020 às 11:21

    Por favor, por que o ministério da saude publica no site blog.saude.gov.br: "Transmissão - O gato contrai a infecção ao comer carnes cruas, ratos ou pássaros contaminados. Outros animais se infectam alimentando-se de pastagens contaminadas pelas fezes. O contágio indireto acontece devido à ingestão de carne com o agente transmissor. O gado e o porco, por exemplo, podem se contaminar e transmitir a doença por meio da carne, quando consumida mal passada. Ele também pode ocorrer diretamente, por meio da inalação do agente transmissor, presente no solo, alimentos, fezes e contato com gatos, pombos e roedores. Transfusão de sangue e transplante de pacientes contaminados também podem transmitir a doença." Afinal o gato pode ou não o transmitir toxoplasmose? Isto é controversia ou é mito?

  • Gustavo
    07 Fev 2020 às 15:03

    Gato passa toxoplasmose, não é algo garantido, mas chamar de mito é exagero, pois não é necessário deliberadamente comer o cocô do animal pra pegar como sugerido: há grande risco pra quem cuida de sua caixa de areia por exemplo contaminar as mãos, e em algum momento essa mão ir pra boca sem devida higienização, ou claro, o gato após defecar pode ficar com resquícios das fezes no ânus ou rabo, esfregar-se em você ou em algum objeto, e novamente, ir parar na sua boca. Claro que o gato precisa antes ter o parasita para passá-lo adiante, então não é todo gato que apresenta esse risco. De qualquer forma, imagino que seja mais fácil pegar toxoplasmose comendo carne mal passada do que diretamente do gato no geral, tendo a devida higiene e cuidados.

  • Jorge Fagundes
    07 Fev 2020 às 09:11

    Sugiro uma pauta sobre a catarata que atinge muito os cachorros e as pessoa desconhecem os tratamentos. obrigado

  • Aline
    07 Fev 2020 às 00:33

    Excelente dra!!! Perfeitos esclarecimentos acerca dos pets, principalmente por conta dos medos de castrar os animais, "tenho dó!", E para o preconceito com gatos como se passassem toxoplasmose por contato! Gatos domésticos que não saem nas ruas dificilmente tem!!! Lembrando que quem tem pet NÃO DEIXEM SAIR NA RUA, principalmente gatos com a desculpa de "gato é livre"... Muitas doenças se pega na rua e a toxo é uma delas!

  • jailson
    06 Fev 2020 às 20:42

    na cidade precisa de um médico veterinário homeopata e com conhecimento em plantas medicinais. ficar engessado nos protocolos tradicionais não vai p frente e os pet s e tutores sofrem

  • Laércio Monteiro
    06 Fev 2020 às 18:33

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Redes Sociais

Sitevip Internet