Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

edital Fundo 2019

Exposição de Irigaray abre as portas na Casa Cuiabana e deve 'tomar' Centro Histórico

Foto: Divulgação

Exposição de Irigaray abre as portas na Casa Cuiabana e deve 'tomar' Centro Histórico
Uma nova exposição do artista plástico Irigaray abre as portas na próxima sexta-feira (14) no Centro Cultural Casa Cuiabana. ‘Gestual - Irigaray – Arte – Ikuiapá’ foi aprovado pelo edital Fundo / 2019, da Secretaria Municipal de Cultura, e tem como proposta um exercício de contemplação e experimentação de alguns fatos da história como a construção de valores, a cultura viva,  as tradições e o viver.

Leia também:
Exposição traz fotos de festas de santo de todo o estado para Cuiabá

De acordo com a assessoria, o projeto pretende ocupar também alguns espaços da Cuiabá antiga, do Centro Histórico e seu entorno, “criação a delimitação de um território e a difusão de seus valores culturais passando a ser dessa forma uma plataforma a ser utilizada pela ARTE/ VIDA/ EDUCAÇÃO”.

Esta será a primeira ação do projeto ‘Exposição Histórica - IRIGARAY - ARTE – IKUIAPÁ’, e segue até o próximo dia 6 de março. Também serão realizadas duas oficinas para os professores das escolas estaduais e municipais de Cuiabá, uma sobre como a inserção das artes visuais pode ser um agente transformador nessas escolas e nas vidas dos estudantes; e outra que abordará a construção de rimas.

Irigaray é natural de Alto Araguaia (MT), e um dos artistas que mais representa a gênese da pintura moderna em Mato Grosso, ao lado de nomes como Humberto Espíndola, João Sebastião e Dalva de Barros.

Já participou da Bienal de São Paulo, Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Panoramas das Artes de Mato Grosso, no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT, entre vários outros espaços culturais.

Em 2013, foi nomeado Embaixador das Artes pela Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura e também foi convidado para expor seu trabalho no Museu do Louvre, em Paris, um dos maiores e mais conceituados do mundo.

O Centro Cultural Casa Cuiabana, onde acontecerá a exposição e as oficinas, foi construído no século XVIII e se tornou um patrimônio histórico de Mato Grosso desde 1983.

Serviço

Exposição Gestual - Irigaray - Arte – Ikuiapá
Local: Centro Cultural Casa Cuiabana
Horário: 08h30 às 11h30 - 14h00 às 17h (segunda a sexta-feira)
Entrada Gratuita
Endereço: Av. Gen. Valle, 181 – Bandeirantes (próximo ao Pronto Socorro de Cuiabá)
Informações: (65) 99224-8215
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet