Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

GRATUITAS

Oficina de iluminação cênica abre ciclo de capacitação e formação em Cuiabá

Oficina de iluminação cênica abre ciclo de capacitação e formação em Cuiabá
Um dos profissionais mais respeitados das artes cênicas de Mato Grosso, o técnico de iluminação Lourivaldo Rodrigues, abre o ciclo de capacitação do projeto de residência artística Arvinte.

Leia mais:
Após 10 anos sem receber obra completa de manutenção, Casa Cuiabana é revitalizada

Na oficina "Pensando e fazendo a luz" ele ensina como criar um projeto de iluminação para espetáculos de teatro, dança ou performance. A atividade ocorre neste domingo (1º), das 14h às 19h, no Espaço Mosaico. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

Ele explica que os presentes aprenderão a construir um esboço teórico-prático de iluminação. "E aí, inclui-se o desenho, idealização, manejo de equipamentos e prática da iluminação".

Responsável por uma das empresas mais tradicionais da capital, a Hiald Iluminação, sua trajetória é expressiva. Foram inúmeros os espetáculos em Mato Grosso que contaram com sua assinatura ao longo de mais de duas décadas. 

Lourivaldo começa a oficina explicando sobre os equipamentos que podem ser utilizados em quaisquer processos criativos. Na etapa "A luz na prática - Focos, contraluz, luz lateral, pinos e mais!" os participantes vão manipular os equipamentos para acertar medidas de foco, projeção de luz e contraluz.

Na sequência Lourivaldo estimula os presentes a pensarem sobre os processos criativos para construção de uma iluminação. Por fim, é hora de colocar os conhecimentos adquiridos e projetos em prática. Ele também dá dicas sobre a finalização.

Arvinte

O Arvinte é um projeto de residência artística que prevê a ocupação de espaços públicos da capital por dez coletivos de artes cênicas da cidade, a partir do dia 28 de fevereiro. Idealizado por Luiz Marchetti e Caio Ribeiro, foi aprovado por edital da Prefeitura de Cuiabá.

O ciclo de apresentações de trabalhos de teatro, dança, performance e intervenção urbana – estejam finalizados ou em progresso – começa no dia 28 de março. O Arvinte encerra em 16 de abril. Mas, paralelamente, em sua programação haverá atividades de capacitação e formação para artistas que atuam na capital. 

Além da oficina de iluminação ministrada por Lourivaldo Rodrigues, o Arvinte também prevê ações voltadas à reflexão. O Arvinte Diálogos será realizado no Palácio da Instrução e contará com duas rodas de conversa abertas ao público.

No dia 15 de março, das 18h às 22h, a professora doutora Marithê Azevedo fala sobre a "Ocupação socioestética, poéticas urbanas e modos de estar na cidade". Já no dia 21, Johana Albuquerque ministra a palestra "Disparadores Irreverentes na Dramaturgia Contemporânea", das 18h às 22h.

Haverá ainda uma oficina com conteúdo para subsidiar artistas no relacionamento com a imprensa, ministrada pelos jornalistas Maria Clara Cabral, Marcos Salesse e Lidiane Barros. No entanto, esta atividade é restrita aos artistas contemplados pelo edital Arvinte.

Serviço:

Oficina de Iluminação com Lourivaldo Rodrigues
Dia 1º de março (domingo), das 14h às 19h
Local: Espaço Mosaico, R. Mal. Floriano Peixoto, 512 - Quilombo
Mais informações: (65) 3054-0697
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet