Olhar Conceito

Notícias / Artes Cênicas

Oficina de iluminação cênica abre ciclo de capacitação e formação em Cuiabá

Da Redação - Bruna Bom

01 Mar 2020 - 11:50

Oficina de iluminação cênica abre ciclo de capacitação e formação em Cuiabá
Um dos profissionais mais respeitados das artes cênicas de Mato Grosso, o técnico de iluminação Lourivaldo Rodrigues, abre o ciclo de capacitação do projeto de residência artística Arvinte.

Leia mais:
Após 10 anos sem receber obra completa de manutenção, Casa Cuiabana é revitalizada

Na oficina "Pensando e fazendo a luz" ele ensina como criar um projeto de iluminação para espetáculos de teatro, dança ou performance. A atividade ocorre neste domingo (1º), das 14h às 19h, no Espaço Mosaico. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

Ele explica que os presentes aprenderão a construir um esboço teórico-prático de iluminação. "E aí, inclui-se o desenho, idealização, manejo de equipamentos e prática da iluminação".

Responsável por uma das empresas mais tradicionais da capital, a Hiald Iluminação, sua trajetória é expressiva. Foram inúmeros os espetáculos em Mato Grosso que contaram com sua assinatura ao longo de mais de duas décadas. 

Lourivaldo começa a oficina explicando sobre os equipamentos que podem ser utilizados em quaisquer processos criativos. Na etapa "A luz na prática - Focos, contraluz, luz lateral, pinos e mais!" os participantes vão manipular os equipamentos para acertar medidas de foco, projeção de luz e contraluz.

Na sequência Lourivaldo estimula os presentes a pensarem sobre os processos criativos para construção de uma iluminação. Por fim, é hora de colocar os conhecimentos adquiridos e projetos em prática. Ele também dá dicas sobre a finalização.

Arvinte

O Arvinte é um projeto de residência artística que prevê a ocupação de espaços públicos da capital por dez coletivos de artes cênicas da cidade, a partir do dia 28 de fevereiro. Idealizado por Luiz Marchetti e Caio Ribeiro, foi aprovado por edital da Prefeitura de Cuiabá.

O ciclo de apresentações de trabalhos de teatro, dança, performance e intervenção urbana – estejam finalizados ou em progresso – começa no dia 28 de março. O Arvinte encerra em 16 de abril. Mas, paralelamente, em sua programação haverá atividades de capacitação e formação para artistas que atuam na capital. 

Além da oficina de iluminação ministrada por Lourivaldo Rodrigues, o Arvinte também prevê ações voltadas à reflexão. O Arvinte Diálogos será realizado no Palácio da Instrução e contará com duas rodas de conversa abertas ao público.

No dia 15 de março, das 18h às 22h, a professora doutora Marithê Azevedo fala sobre a "Ocupação socioestética, poéticas urbanas e modos de estar na cidade". Já no dia 21, Johana Albuquerque ministra a palestra "Disparadores Irreverentes na Dramaturgia Contemporânea", das 18h às 22h.

Haverá ainda uma oficina com conteúdo para subsidiar artistas no relacionamento com a imprensa, ministrada pelos jornalistas Maria Clara Cabral, Marcos Salesse e Lidiane Barros. No entanto, esta atividade é restrita aos artistas contemplados pelo edital Arvinte.

Serviço:

Oficina de Iluminação com Lourivaldo Rodrigues
Dia 1º de março (domingo), das 14h às 19h
Local: Espaço Mosaico, R. Mal. Floriano Peixoto, 512 - Quilombo
Mais informações: (65) 3054-0697

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet