Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

IMERSÃO CULTURAL

Grupo Flor Ribeirinha promove percurso histórico de São Gonçalo Beira Rio

Foto: Assessoria

Grupo Flor Ribeirinha promove percurso histórico de São Gonçalo Beira Rio
O Grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio oferecerá neste ano um percurso histórico com imersão cultural de três horas pela comunidade ribeirinha, que inclui transporte, oficinas de dança e artesanato, almoço típico cuiabano e apresentação exclusiva do Grupo.

Leia mais:
Reunindo peças de vários países, Expo Índia chega ao Pantanal Shopping

O diretor artístico e coreógrafo do Grupo Flor Ribeirinha, Avinner Augusto, explica que o percurso consiste em uma visita guiada ao bairro, com explicações sobre a história da comunidade, sua cultura e importância. Os participantes poderão conhecer de perto os moradores, artesanatos e outras riquezas históricas presentes na comunidade de São Gonçalo Beira Rio.
 
As excursões devem ser agendadas com aviso prévio e poderão acontecer em grupos de até 40 pessoas. A programação conta com um passeio guiado pela comunidade das 9h às 12h, após isso, os participantes serão dirigidos ao ponto de cultura Quintal da Domingas, onde acontecerão as oficinas de dança do Siriri e de artesanatos em cerâmica e a apresentação do grupo.
 
”Os participantes vão circular pela comunidade conduzidos em ônibus pela Verde Transportes, e no final da visita, vão saborear um almoço típico cuiabano. É gratificante para nós proporcionar estes momentos, para que conheçam de perto os valores da nossa comunidade”, afirmou o diretor.
 
Avinner também explica que a iniciativa para a realização do passeio surgiu devido à grande procura de turistas pela comunidade para saber mais sobre a dança. “Sem dúvida, é uma boa oportunidade para os participantes conhecerem a prática do Siriri, e possivelmente de outras manifestações da nossa cultura popular”, adiantou o coreógrafo.
 
O trabalho será realizado através de parcerias com as escolas públicas, privadas, acadêmicos, instituições sociais e outros interessados.
 
As excursões para essa imersão cultural na comunidade funcionarão com agendamento prévio, podendo incluir grupos de até 40 pessoas.  
 
Serviço

As inscrições deverão ser feitas através dos telefones: (65) 99262-0881 e (65) 99204-8404 
 
História
 
A região de São Gonçalo Beira Rio, uma das mais antigas de Cuiabá, completou 300 anos em 2018, um ano antes de Cuiabá. A comunidade foi formada em 1718, quando bandeirantes paulistas passaram pelo local à procura de índios. São Gonçalo Beira Rio se destaca na capital como um dos pontos turísticos mais visitados. Entre os atrativos estão o turismo gastronômico, com diversas peixarias instaladas as margens do rio que produzem diariamente os pratos típicos mais populares na baixada, como a mojica de pintado, ventrecha de pacu, entre outros. Os artesanatos em cerâmica também são muito presente na comunidade, assim como a dança do Siriri.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet