Olhar Conceito

Terça-feira, 14 de julho de 2020

Notícias / Diversão e Lazer

Casa Cuiabana é reaberta com espaço de criação e tenda para shows

Da Redação - Fabiana Mendes

03 Mar 2020 - 15:49

Foto: Christiano Antonucci/Secom

Casa Cuiabana é reaberta com espaço de criação e tenda para shows
A Casa Cuiabana foi reinaugurada na noite de segunda-feira (2), pelo governador Mauro Mendes. A unidade passou por uma obra completa de manutenção predial, incluindo nova pintura, acessibilidade, instalações elétricas, hidráulica, esquadrias, cobertura, banheiros, forro, pavimentação, piso antiderrapante, praça e jardim. Além disso, a unidade agora conta com acesso à internet e espaços de criação e trabalho, e tenda para shows.

Leia mais:
Após 10 anos sem receber obra completa de manutenção, Casa Cuiabana é revitalizada

Na oportunidade, o governador destacou que o espaço já é o quinto reaberto pela atual gestão. Mauro Mendes relatou que, além da Casa Cuiabana, desde 2019 o Estado já reabriu e revitalizou outros quatro espaços culturais: o Museu de Arte Sacra, a Galeria Lava Pés, o Museu de História Natural e a Residência dos Governadores.

“O Governo tem dado atenção especial para os pontos culturais. No ano passado, inauguramos quatro pontos culturais e continuaremos dando essa atenção, apoiando a Cultura não só aqui na Capital, mas em diversas outras regiões.

Para Mendes, a revitalização da Casa Cuiabana foi um trabalho de resgate e valorização cultural, tarefa necessária para que a sociedade mato-grossense conheça “sua história, trajetória e valores”.

“Temos que preservar a nossa identidade, a nossa ligação histórica, de onde nós somos. Isso nos dá a referência para onde ir. E temos um desafio de levar esse apoio cultural a todas as regiões de Mato Grosso. O Estado incorporou tantas e tantas culturas, todas muito ricas. Andando por Mato Grosso você encontra todas as manifestações culturais de brasileiros que vieram para cá e que fizeram daqui um estado tão rico e tão próspero”, afirmou.

O governador ressaltou que a Cultura não pode ser deixada de lado pelo Poder Público e que, neste ano, “será ainda mais valorizada”. “O Estado tem que ter a capacidade de compreender o quão plural e diferente nós somos e atender todos os grupos sociais. É cuidar das escolas, da Saúde, fazer estradas, cuidar da segurança e também da Cultura”, apontou.

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec, também reforçou que a reabertura dos espaços culturais é uma prioridade do Governo do Estado.

“Essa é uma iniciativa que o governador nos pediu, que é de manter os espaços culturais abertos. Ano passado, reabrimos o Museu de Arte Sacra, a Galeria Lava Pés, o Museu de História Natural e a Residência dos Governadores. E agora já começamos o ano com mais este espaço revitalizado”, disse.

Também participaram do evento o secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho; o deputado estadual Xuxu Dal Molin; e os secretários-adjuntos Paulo Traven (Cultura), Jefferson Neves (Esporte e Lazer) e Laice Souza (Comunicação).

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet