Olhar Conceito

Terça-feira, 14 de julho de 2020

Notícias / Turismo

No 'Dia Mundial da Água', Rede de Hoteis reafirma política de sustentabilidade em suas unidades

Da Redação - Isabela Mercuri

23 Mar 2020 - 16:15

Foto: Divulgação

No 'Dia Mundial da Água', Rede de Hoteis reafirma política de sustentabilidade em suas unidades
A Rede de Hoteis Mato Grosso reafirma, esta semana, sua política de sustentabilidade nas seis unidades que integram o grupo. No último domingo (22) foi comemorado o ‘Dia Mundial da Água’, e os hotéis fizeram questão de lembrar seus inúmeros programas sustentáveis, tais como economia de energia, de água, reciclagem ambientalmente adequada de resíduos, treinamentos em educação ambiental, Ecoaulas com comunidade local e Ecofeiras, entre outras. 

Leia também:
Cine Teatro disponibiliza programação online com produções regionais e nacionais
 
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um esforço para colocar em pauta questões essenciais que envolvem a sustentação da vida, com a necessidade de preservação dos recursos naturais.
 
O planeta Terra é composto por mais de 70% de água, sendo 97,4% desse volume nos oceanos, e 2,6% água doce presente em rios, lagos e nas represas. Mato Grosso é um dos lugares com maior volume de água doce no mundo. Inclusive, o Cerrado é considerado a caixa d'água do Brasil por conta dos seus inúmeros rios, aquíferos e nascentes.
 
Segundo o gestor ambiental responsável pela rede de Hotéis Mato Grosso, Joab Almeida da Silva, alguns empreendimentos da empresa estão localizados em unidades de conservação, mantidos com gestão ambiental plena onde o turista admira o cuidado com o meio ambiente, como é o caso do Hotel Mato Grosso Águas Quentes, localizado dentro de uma área  natural.
 
"O Parque Estadual Águas Quentes foi a primeira unidade de conservação do Estado e possui papel sagrado por abrigar grandes e importantes nascentes. Assim, a rede de Hotéis tem todo o cuidado com a manutenção da área, disciplinando suas atividades por meio de um sistema de gestão certificado ISO 14001, para controlar os impactos da visitação e das atividades sobre os recursos hídricos nessa unidade de conservação", afirma.
 
O hotel estabeleceu o critério de monitoramento da qualidade dos recursos hídricos através da coleta trimestral da análise da água do rio e da análise dos afluentes que são emitidos para comparar com os padrões da legislação vigente. "Dessa forma verificamos se não há nenhum tipo de poluição na região", completa o gestor.
 
O Parque Estadual Águas Quentes também é conhecido pelas águas termais, com temperaturas que variam entre 37 e 42 graus, que possuem propriedades terapêuticas e relaxantes. As águas quentes surgem de um processo natural do caminho das águas das chuvas, que infiltram no subsolo e vão esquentando à medida que descem, devido ao calor natural da terra.
 
"A água é a maior e melhor transportadora e transformadora de matéria. Sem a água, a vida no planeta não seria possível, tanto é que só o sol não consegue sozinho produzir vida, portanto, água é vida", reforça Joab.
 
Ainda segundo o gestor, o Cerrado recebeu o título de ‘caixa d'água do Brasil’ devido às suas características geográficas, localização no centro do país e vegetação com raízes volumosas. O Cerrado é a principal fonte de abastecimento de água e de energia elétrica para inúmeras regiões brasileiras. "O Parque Águas Quentes, por estar numa região de chapadas e morros, faz com que haja o surgimento de diversas nascentes e corpos d'água que escoam para outras regiões, como para o Pantanal”..
 
O Pantanal é a maior área alagável do planeta, considerado pelo Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. "No Pantanal, a inundação trazida pelas águas da chuva cria um habitat único, essencial para o surgimento de várias espécies de animais e plantas. No período de cheia, as águas dos rios invadem as planícies, proporcionado a troca de nutrientes importantes para manutenção da vida na região ", finaliza.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Sandro
    24 Mar 2020 às 20:28

    A água termal de águas quentes cura inúmeras enfermidades, com certeza até esse coronavirus. Portanto tinha que ficar aberto para atender a população, principalmente os idosos ricassos que chegaram da Europa. Parabéns Joab gestor pela explicação.

  • Sandro
    24 Mar 2020 às 20:25

    Lá em Águas Quentes a água cura todo tipo de enfermidade, deveria ficar aberta para curar coronavírus, ou para isolar os idosos ricassos de Mato Grosso que estavam na Europa. Parabéns pelas explicações Joab gestor ambiental.

Redes Sociais

Sitevip Internet