Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

seguindo prefeito

Mesmo com decreto do governo, shoppings seguem fechados até 5 de abril

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Mesmo com decreto do governo, shoppings seguem fechados até 5 de abril
O Shopping Estação Cuiabá, Pantanal, Goiabeiras e Shopping Três Américas vão seguir a orientação do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e continuar fechados até o próximo dia 5 de abril. A decisão vai contra o decreto do governador Mauro Mendes, mas visa impedir a propagação do novo coronavírus (COVID-19).

Leia também:
Mauro mantém isolamento e justifica relaxamento de decretos: garantir empregos
 
De acordo com a assessoria do Estação, no entanto, as orientações estão mudando muito rapidamente, e a determinação também pode ser alterada a qualquer momento.  A assessoria do Três Américas informou que grande parte dos lojistas já deu férias a seus colaboradores.
 
Na manhã desta quinta-feira (26), o governador Mauro Mendes (DEM) afirmou em entrevista coletiva que  publicou novo decreto definindo novos critérios para a prevenção e combate ao coronavírus, com a manutenção do isolamento social. Em coletiva, o governador ratificou o fechamento de parques, cinemas e igrejas, porém permitiu a abertura e funcionamento de shopping centers, mercados e serviços funerários.
 
O prefeito Emanuel Pinheiro, no entanto, se manifestou, por meio de nota, de forma contrária, dizendo que vai manter as medidas de isolamento decretadas pelo menos até o dia 5 de abril. Segundo o prefeito, as medidas poderão mudar somente após avaliação dos resultados iniciais.
 
No decreto de Mauro Mendes, ele explica que caso os prefeitos queiram adotar ações mais restritivas, terão que apresentar “fundamentação técnico-científica que justifique a providência no âmbito local”.
 
A defensoria pública já se manifestou por meio dos Grupos de Atuação Estratégica em Direito Coletivo de Saúde e Pop-Rua (Gaedics), que recomendaram ao governador que em 24h, edite um decreto determinando a suspensão das atividades de seis ramos de comércio, tais como shoppings, casas de espetáculo, salões de beleza e clínicas odontológicas (exceto as de atendimento de urgência e emergência). A determinação deve valer por 15 dias para evitar a propagação do coronavírus.

Leia a nota do Três Américas e do Pantanal:

Nota de esclarecimento: Shopping 3 Américas 

Devido ao decreto municipal publicado no dia 20 de março a respeito do avanço do coronavírus em Cuiabá, grande parte dos lojistas do Shopping 3 Américas definiu por antecipar as férias de seus colaboradores. A medida seguiu, inclusive, diretrizes propostas nacionalmente. 

Assim, para que as atividades voltem da melhor forma possível, o Shopping reabrirá suas portas no dia 06 de abril, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Desde a confirmação dos primeiros casos da COVID019 no Brasil, o 3 Américas vem se adaptando para oferecer um ambiente seguro, com a instalação, por exemplo, de dispensadores de álcool em gel em todos seus corredores e também uma higienização ainda maior em locais como elevadores e corrimões. As medidas continuarão a serem tomadas. 

Caso tenha decreto federal, estadual ou municipal, o 3 Américas o respeitará.
 

NOTA À IMPRENSA

O Pantanal Shopping informa que analisa o decreto nº 425 do Governo do Estado de Mato Grosso, publicado nesta quinta-feira (26.03), e esclarece que seguirá com suas atividades suspensas obedecendo ao decreto nº 7.849 do município de Cuiabá. O shopping reforça ainda que ficam mantidos os acessos à população apenas às farmácias e reitera que as operações de delivery funcionarão normalmente.

*ATUALIZAÇÃO:  O Goiabeiras Shopping se manifestou nesta quinta-feira (27) e disse que permanecerá fechado. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet