Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de julho de 2020

Notícias / Literatura

Coletivo lança revista independente de experimentalismo em meio à quarentena

Da Redação - Isabela Mercuri

02 Abr 2020 - 14:54

Foto: Fred Gustavos

Coletivo lança revista independente de experimentalismo em meio à quarentena
Um coletivo de artes híbridas de Mato Grosso lançou, nesta quinta-feira (2), a ‘Matapacos’ revista digital e independente de experimentalismo. Idealizada pelo ‘Coma A Fronteira’, a ideia é “experimentar a poética, colocar as ideias para circular”.

Leia também:
3º 'Contos do Mato' fomenta cultura literária na capital; veja a programação
 
Além disso, o grupo também criou um selo de publicações experimentais que possam circular digitalmente (por enquanto). “Estamos construindo sessões desviantes, que tentam fugir da curva do que já é cristalizado como revista. Assim nasce, por exemplo, ‘Entre Vistas’, uma sessão atípica de perguntas e respostas, onde o leitor entra no jogo de tentar descobrir qual é a pergunta e quem a respondeu, sem saber ao certo essa autoria", conta o editor Caio Ribeiro.
 
Marcella Gaioto, também editora e colaboradora, completa: “fico feliz de estar fazendo algo durante esse tempo, de contribuir para um conteúdo de qualidade pra aquelas pessoas que não terão muito o que fazer nesse tempo estranho em que estamos. Fico mais feliz ainda por fazer isso ao lado de dois artistas que eu admiro demais, é um honra estar com eles. Acho que vai ser um sucesso nessa quarentena cuiabana!”.
 
O design de ‘Matapacos’ é feito por Caio, Marcella e Lucas Lemos. O periódico também conta com um caderno de dramaturgia, com colaboração do TheatroFúria, e um local destinado à fotografia, com imagens de Henrique Santian. “É um lugar de questionar, de contemplar, mas também de deslimite, a gente é ser controverso, plural, cheio de dúvidas, a arte, a literatura são traduções disso: uma viagem aos nossos conflitos e, mesmo que muitos deles não tenham respostas, a gente segue experimentando essa coisa que nomeamos de vida”, afirma Lucas Lemos.
 
Além de Lucas, Marcella e Caio, a revista conta com grandes nomes da cena artística, como Aclyse de Matos, Juliana Capilé, Luiz Marchetti, Luz Marina, Livia Bertges, Marília Beatriz Figueiredo, Maurício Mota, Perseu Azul, Sol, além de artes visuais de GORA e Marcus Vaz.
 
Para receber a publicação, basta solicitá-la pelos números (65) 99668-7299 (Caio), (65) 99947-5181 (Lucas) e (66) 98426-3208 (Marcella), ou pelo e-mail comaafronteira@gmail.com, a partir desta quinta-feira (2).
 
Matapacos
 
Matapacos, que dá nome à publicação, foi um cachorro chileno conhecido como ‘Negro Matapacos’. A palavra significa ‘Mata Policiais’, e o apelido veio porque durante os protestos populares iniciados no Chile em 2010, que pediam melhorias na educação e eram contra os cortes de orçamento do governo no país, o animal latia e atacava policiais que tentavam reprimir a população e avançava contra as viaturas, enquanto defendia manifestantes de jatos d'água lançados pela polícia. Ele morreu em 2017, de velhice, e ganhou uma estátua na praça onde sempre era visto.

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • sergio
    19 Abr 2020 às 14:30

    o design da revista é fenomenal!!!1

  • Janete Manacá
    05 Abr 2020 às 17:01

    Quero registrar aqui a minha gratidão por tão agradável presente e desejar vida longa com arte e ousadia. Parabéns!!!

  • Gonçalo Poconé
    05 Abr 2020 às 13:37

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Redes Sociais

Sitevip Internet