Olhar Conceito

Terça-feira, 14 de julho de 2020

Notícias / Dr. Elson Adorno - Cirurgia Plástica

Cirurgia Plástica segura em épocas de Covid-19

Dr Elson Adorno

07 Mai 2020 - 10:30

Foto: Reprodução

Cirurgia Plástica segura em épocas de Covid-19
Estamos em um momento da história nunca vivido anteriormente devido a Pandemia do Covid-19, a Cirurgia Plástica é baseada em dois pilares: Estética e Reparadora.

Leia também:
Toxina botulínica prevenindo as linhas de expressões

Muitas cirurgias reparadoras não podem parar, independente do momento que estamos vivendo, são exemplos: tratamento de grande queimados, traumas de face com necessidade de reparo imediato, lesões no corpo com perda de parte cutânea (pele), dentre outras. Já a cirurgia estética é uma cirurgia eletiva, com objetivo de embelezar e melhorar a autoestima, alguns protocolos de segurança para cliente e equipe médica foram criados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A liberação destas cirurgias estéticas ficam a critério de cada Estado, individualizado por regiões, o  Estado de Mato Grosso no atual momento está dentro dos limites de segurança para se fazer uma cirurgia eletiva com algumas recomendações.  As Clínicas e Hospitais seguem orientações do uso de máscara, distanciamento físico, disponibilização de álcool gel, consultas agendada com horários pré definidos, diminuindo assim os riscos de contaminação. No pré operatório além dos exames de rotina é acrescentado Teste do Covid-19 e alguns casos até mesmo Tomografia de Tórax. Após uma minuciosa seleção será decidido pelo Cirurgião Plástico se a cliente poderá ou não fazer o procedimento cirúrgico. Os clientes que se enquadram no grupo de risco estão sendo orientados a não operar neste momento.

No pós operatório é recomendado que o cliente entre em quarentena domiciliar (Média de 14 dias), sem receber visitas de amigos ou parentes. As drenagens linfáticas e trocas de curativos são feitas por serviço de HomeCare com protocolo de segurança específico para prevenção, caso tenha a necessidade de vir antes ao consultório, agendamos um horário específico para avaliação presencial do seu médico.

Muito importante que sempre procure um Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

*Elson Adorno é especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e em Cirurgia Plástica pelo MEC, preceptor do Programa de Residência Médica De Cirurgia Plástica do Hospital de Base de Rondônia, docente do curso de medicina do UNIVAG, diretor e coordenador do curso Advanced Trauma Life Support-ATLS, Núcleo Campo Grande/Cuiabá; instrutor do curso Pré Hospital Trauma Life Support, Núcleo Campo Grande; instrutor do curso Disaster Management and Emergency Preparedness Course- DMEP, Núcleo USP/HC-São Paulo e Instrutor do Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado-CNNAQ.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet