Olhar Conceito

Sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Notícias / Comportamento

Fronteira com a Argentina é reaberta e Elefanta que vem para Chapada entra no Brasil

Da Redação - Isabela Mercuri

11 Mai 2020 - 17:09

Foto: Tomás Francisco Cuesta

Fronteira com a Argentina é reaberta e Elefanta que vem para Chapada entra no Brasil
A elefanta Mara, de 50 anos, está vindo da Argentina e deve chegar ao Santuário em Chapada dos Guimarães no meio desta semana. O Santuário de Elefantes Brasil (SEB) conseguiu autorização para trazê-la no último mês de fevereiro. As fronteiras que estão fechdas por conta do novo coronavírus foram abertas para a passagem do animal.

Leia também:
Licença para vinda de elefanta Mara ao Santuário de Chapada dos Guimarães é aprovada

Mara foi uma elefanta de circo e tem histórico de maus-tratos. Ela nasceu na Índia antes dos anos 70 e foi, inicialmente, transportada para a Alemanha. Acabou vindo para a América do Sul, pertencendo a três circos, um no Uruguai e dois na Argentina. Ela tem vivido em seu recinto atual, no Ecoparque em Buenos Aires, desde 1995.

Segundo publicação no Facebook do SEB, no último domingo (10) a elefanta foi colocada em sua caixa de transporte e saiu para sua longa viagem. “Sabemos que no momento a situação não é ideal mas, ao mesmo tempo, é melhor para Mara que venha o mais rápido possível”, afirmam.


Foto: Christian Rizzi/PRF

A elefanta faz a viagem com dois de seus tratadores, membros da equipe veterinária e algumas outras pessoas, além de um representante da SEB que mora na Argentina. Como a fronteira entre Brasil e Argentina está fechada para o tráfego humano, outra equipe esperou Mara do lado brasileiro das terras.

Assim que chegou ao Brasil, Scott e a equipe brasileira seguem viagem com Mara. A equipe Argentina ficará na Argentina, explica a publicação. No Brasil, a equipe promete realizar lives para mostrá-la. Vale lembrar que a equipe está usando máscaras.


 
O Santuário de Elefantes Brasil foi criado pela publicitária Junia Machado. Sua preocupação com estes animais é antiga e, após muita pesquisa, em parceria com a ONG Elephant Voices e com o Santuário do Tenessee, ela encontrou a área para realizar seu sonho.

Sua implantação e funcionamento contam com apoio de duas instituições internacionais dedicadas a elefantes. A Global Sanctuary for Elephants (GSE) dá suporte à implantação de santuários e treinamento para tratadores. A ElephantVoices pesquisa comportamento de elefantes na natureza.
 
Toda a manutenção do projeto vem de doações e a colaboração pode ser feita de diversas maneiras e com qualquer valor.

Christian Rizzi/PRF

6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Lúcia Dias
    13 Mai 2020 às 22:47

    Ainda essa estória de elefante em Chapada ? O governo ainda não teve coragem de acabar com isso ou tem interesses escusos no assunto ?

  • Douclair de Vielmount
    12 Mai 2020 às 22:26

    Estão brincando com a boa fé dos Matogrossenses. Se essa ONG fosse bem intencionada gastaria o dinheiro arrecadado de doações de passoas de boa fé para enviar esses animais para alguns dos diversos santuarios na África ou Ásia, habitat desses animais. Tem rolo nessa história. Quanto o governo está colocando de dinheiro?

  • Duvid Carlos
    12 Mai 2020 às 10:09

    Engraçado esse negócio dos “elefantes de chapada”. Compraram uma fazenda milionária, os elefantes e fantas vem e vão do exterior pra morrer em chapada. Quem está pagando essa conta?? Quem está pagando por toda a divulgação disso?? Muito estranho. Cade o Leandro Voulouco??

  • Jefferson Tenuta
    12 Mai 2020 às 00:28

    Esses riquinhos mimados podiam usar esse dinheiro (nada contra elefanta), para ajudar pobres desempregados devido coronavirus.

  • Dona Mariquinha do Verdão
    11 Mai 2020 às 21:49

    Sou fã... !! bem vinda MARA!!

  • Lucimara j Imperial
    11 Mai 2020 às 18:08

    Deboche de coxinhas mimados trazer essa elefanta no meio da devastação coronavirus.

Redes Sociais

Sitevip Internet