Olhar Conceito

Sexta-feira, 07 de agosto de 2020

Notícias / Arquitetura, décor e design

Foto de escola indígena de MT em formato de tatu ‘viraliza’ nas redes sociais

Da Redação - Isabela Mercuri

20 Jul 2020 - 11:28

Foto: Reprodução

Foto de escola indígena de MT em formato de tatu ‘viraliza’ nas redes sociais
Fotos  de uma escola localizada na Aldeia Nossa Senhora das Graças, do povo Xavante, em Barra do Garças (516km de Cuiabá), viralizaram nas redes sociais no último final de semana. Chamada na língua xavante de Iró’ Órãpe, a escola está na reserva xavante de São Marcos, no interior do município.

Leia também:
Cientista social indígena faz ‘vaquinha’ para publicar livro sobre as flautas mágicas do povo Bakairi
 
No Twitter, as pessoas se surpreenderam e elogiaram o formato. A publicação original, no entanto, já foi deletada. O projeto foi destaque, ainda, de uma matéria da Hypeness. A escola foi entregue em 2007, durante a gestão do prefeito Zózimo Chaparral (PCdoB).
 
Em 2016, no entanto, a escola foi interditada pelo Ministério Público Federal (MPF), assim como outras quatro do mesmo território. O motivo seria a existência de falhas estruturais nas edificações, o que oferecia risco aos estudantes e professores.

Foto: PRMT / Barra do Garças
 
Um estudo da doutora em linguística Águeda Aparecida da Cruz Borges, publicado em 2012, explicou que “A escola é o fortalecimento vivo da cultura, para os jovens aprendem a valorizar o povo e falar a língua. (...) o povo Xavante resolveu fazer a escola para também a troca de culturas com outras etnias, conhecendo as expressões culturais que fazem parte da cultura, para falar também da população brasileira e de outros países, (...) para combater a intolerância e o preconceito com nós indígenas, pois na Constituição Federal diz lá que todos são cidadão”.
 
Além disso, o propósito seria de “(...) preservar a identidade e cultura do seu povo. Segundo os princípios da aldeia, o professor precisa trabalhar com energia e força de um tatu, que é um caçador forte, guerreiro nato”.


 
O tatu, ainda segundo a doutora, é uma marca simbólica ligada à espiritualidade xavante. “(...) que imprime a diferença em relação à arquitetura dos prédios das escolas urbanas e inscreve-se uma nova discursividade”.

7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Victor Hugo da Cunha Silveira
    31 Jul 2020 às 20:05

    O tatú é um contrutor estraordinario. Sua toca costuma ter varios andares e é reutilizada por outras especies animais.

  • Ana soares
    26 Jul 2020 às 18:19

    Que lindo que os governantes olhem com atenção essa unidade e muito importante para cultura indígena e para nosso país.

  • David Woluwoouliyúu
    22 Jul 2020 às 10:58

    Jamaya jia, kasashiki...Oi, tudo bem? sou do povo originário dos Wayúu, da Guajira Colombiana. Alias sou Sociólogo e Educador Intercultural. Morei no Brasil, em Curitiba, em 2007 até 2011, e agora moro no Chile onde trabalho numa investigação baseada na busca de smovisdefinição do Bom Viver na cosmovisão dos Povos Originários da Abaya Yala. Gostaria saber mais sobre o programae o jeito de ensino que tem a escola e sobre a cultura do povo Xavante

  • Ozzy
    21 Jul 2020 às 21:18

    PCdoB no comando ? Construíram um tatu mas dava pra construir a família inteira! Para um bom entendedor, meia palavra basta!

  • Catarina Souza
    21 Jul 2020 às 18:17

    Oh Chico Bento! Que comentário desnecessário!

  • Joel tsiowo tsipre Babati
    21 Jul 2020 às 18:04

    Sou cacique da aldeia n.s.das graças -Iroorape ,escola tatu,município de Barra do Garças -mt,se alguém puder vir visitar nesse pandemia covid-19 ,ajude doar gênero alimentício pra minha comunidade,a escola tatu está mâo aberto pra receber pessoas visitantes .agradeço pessoas interessado.

  • Chico Bento
    20 Jul 2020 às 14:36

    Achei interessante a ideia da arquitetura. Porém deviam construir a obra dentro dos padrões de durabilidade e sem nenhum risco de desabamento futuro.

Redes Sociais

Sitevip Internet