Olhar Conceito

Quinta-feira, 06 de agosto de 2020

Notícias / Artes visuais

Artista cuiabana lança exposição virtual e inova com ‘viola de cocho ecológica’

Da Redação - Isabela Mercuri

21 Jul 2020 - 08:00

Foto: Divulgação

Artista cuiabana lança exposição virtual e inova com ‘viola de cocho ecológica’
A artista plástica cuiabana Nadja Lammel lançou, na última semana, sua mais nova exposição. ‘In Natura’ é uma mostra virtual, e ficará disponível para acesso do público até o próximo dia 13 de agosto. Dentre as obras está uma luminária feita a partir de uma viola de cocho, integrando o conceito “eco-friendly”, ou ecológico.

Leia também:
Revista multiartística lança terceira edição com participação de coletivo português
 
Nadja tem em seu currículo mais de dez exposições, além de passagens pelo exterior. "Minhas obras são eco-friendly, foram executadas com técnicas características do grafite e também técnicas da pintura tradicional regionalista, no intuito de promover e valorizar a cultura e natureza mato-grossense inseridas em um contexto urbano com o mínimo de impacto ambiental possível", explica.
 
A mostra traz pinturas com temas que remetem à fauna pantaneira, como a onça pintada e a preservação dos povos originários do Brasil. Além disso, a artista lançou uma luminária "viola de cocho" com intuito de renovar a experiência do público colecionador de arte.
 
"Além de ser uma obra de arte, ela também tem a função da iluminação, e isso une seus usos e permite uma nova conotação da viola de cocho, instrumento cujo seu modo de fazer é registrado como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN", conta Nadja Lammel.

Na produção de todas as obras, Nadja fez questão de utilizar materiais e superfícies são ecológicos, como madeira de demolição e reflorestamento. "Até mesmo a viola de cocho foi feita com esse material, pois procurou-se uma peça que estava sem uso como instrumento que pudesse virar uma luminária", explica Guilherme Chaves, empresário e produtor executivo da exposição. "A ideia é valorizar nossa cultura, aproveitar ao máximo materiais que já possuímos e permitir novos usos com o mínimo de impacto ambiental possível", completa a artista.

Serviço

Eco exposição IN NATURA
Local: Redes Sociais e site oficial (Instagram: @nadja.lammel www.nadjalammel.com)
Datas: 13/07 a 13/08/2020
Horários: Disponível para acesso livre
Informações para pedir o catálogo: (65) 99915-7713 / 99613 5853 / 3025 1235

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet