Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

ARTES CÊNICAS

Bonecos ganham vida no palco e encantam o público cuiabano

Bonecos ganham vida no palco e encantam o público cuiabano
Marionetes, teatro de sombras e performances com fantoches, títeres e pessoas. Depois de quatro anos, o maior festival de teatro de bonecos volta a Cuiabá com 13 espetáculos inéditos, tanto nacionais quanto internacionais.

Leia mais: Grupo Tibanaré cria núcleo de teatro livre para discutir formação do ator

O Cine Teatro Cuiabá será palco dos espetáculos nos dias 27 e 29 de agosto, já as apresentações do dia 31 deste mês e 1º de setembro serão no Sesi Papa. O espetáculo desta quarta-feira vem do Japão, encenado pela companhia de teatro de sombras moderna do Japão. 

O mote deste, é a utilização de luz e sombra manipulada por imagens belíssimas, várias silhuetas de animais e outras figuras criadas por mãos acrobáticas. Simples e fascinante, já que todo mundo brincou com as mãos para formar figuras quando crianças. 

INTERNACIONAIS

Em sua décima edição, o festival promete trazer aos cuiabanos um verdadeiro encontro com a arte e criatividade, com a participação das companhias Viktor Antonov (Rússia), Art Stage San (Coreia), Girovago & Rondella (Itália) e Hugo e Inês (Peru) e as brasileiras Giramundo, Desfile das Torres Andates, Gente Falante, Anima sonho e de pernas pro ar e Trucks.

As apresentações convidam o público a se libertar “das cordas” que o prendem, assim como uma bailarina das antigas caixinhas de música, que no palco dança com desenvoltura e liberdade. O preciosismo da renomada companhia americana The Huber Marionettes também estará presente no festival.

Além dos espetáculos teatrais, o público ainda poderá conferir no dia 31 de agosto (sábado) o show do álbum premiado com o Grammy em 2011, “Música de Brinquedo”, da banda mineira Pato Fu, por volta das 20h, depois das apresentações de bonecos.

OFICINAS

Para aqueles que ficarem encantados e quiserem participar de forma mais ativa no festival, o Teatro de Bonecos oferecerá oficinas de Teatro de Sombra (de 27 a 30 de agosto, das 9h às 13h) e Confecção, composição cênica e dramaturgia de animação (de 26 a 30 de agosto, das 14h às 18h).

Mamulengos convidados ainda oferecerão em seus ateliês aulas de como fazer bonecos durante todo o festival;
O público ainda pode conferir a exposição “Coleção Magda Modesto: títeres dos quatro cantos do mundo”, onde serão exibidas mais de 130 peças do acervo pessoal da pesquisadora de mesmo nome.


 


Serviço:

Sesi Bonecos do Mundo em Cuiabá

Apresentação 1
Data: 27 a 29 de agosto
Local: Cine Teatro Cuiabá
Horário: 20:00
Entrada: gratuita
(Lembrando que os ingressos devem ser retirados até o meio-dia na data da apresentação e que cada pessoa só pode retirar um único ingresso).

Apresentação 2
Data: 31 de agosto a 01 de setembro
Local: Sesi Papa
Horário: 16:00
Entrada: gratuita

A organização do evento recomenda que as pessoas cheguem meia hora antes de começar o espetáculo.

Confira na galeria fotos de outros espetáculos. Toda a programação será divulgada diariamente pelo Olhar Conceito. 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet