Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

contação de histórias

Evento literário ‘Contos do Mato’ segue até o final da semana de forma online

Foto: Divulgação

Batalha de Slam faz parte da programação

Batalha de Slam faz parte da programação

O evento literário ‘Contos do Mato - arena literária 300 anos’, que começou na última terça-feira (1), segue até domingo (6) com ampla programação e de forma totalmente online. No total, pelo menos 100 participantes e colaboradores, de todo o Brasil, participam do projeto.

Leia também:
Pesquisadores lançam livro sobre os obituários no jornalismo e descobrem que ele já existia no Império Romano

A programação tem contação de histórias, encontro com escritores e editores de Mato Grosso, Palestra com a escritora carioca Ana Claudia Ramos e shows com as bandas Tchá Por Deus e o Slam Despejo. A abertura foi realizada pela banda ¡Tchá Por dios! na noite de terça-feira.

Dentre os participantes estão os professores da rede de ensino de Mato Grosso, em especial do município de Cuiabá, contando histórias que são resultado do curso ministrado por Alicce Oliveira.

A Mostra de narrativas acontece no sábado, dia 5 de setembro, às 9h. Alicce é conhecida por sua dedicação a narração de histórias e a formação de novos leitores. Uma de suas alunas desta edição foi a professora Eli Benedita da Silva Rodrigues, que começou o curso em março. Ela se deslocava todo sábado do município de Acorizal para a capital Cuiabá.

"Todos os sábados a gente pegava estrada cedinho! Somos do interior, mas era com grande emoção que íamos. Conhecemos a professora Alice, linda e maravilhosa, gente fina, de grande caráter, pessoa muito surpreendente", lembra.

O projeto ‘Contos do Mato’ foi aprovado no edital municipal FUNDO/2019 de Cuiabá. Seu objetivo é, através das diversas conversas com escritores locais, problematizar o fomento, produção e distribuição de livros no estado.

Dentre os participantes estão nomes como Neusa Baptista,  Maria Teresa Carrión Carracedo,  Lívia Bertges, Caio ribeiro, Angela coradini, Daniela freire, Santiago Santos  Niara Terena,   Waldinéia Ribeiro,  Rommel Kunze, Eliane Quinhone,   Wuldson Marcelo, Lucas lemos, Eduardo ferreira, Vinícius carvalho pereira,  Lucinda Persona, Aclyse de mattos,  Ivens Scaff ,  Lorenzo Falcão, Anna claudia Ramos (RJ).

As atividades são ao vivo e terão a interação com o público que poderá realizar perguntar aos participantes. A Escritora carioca Ana Claudia Ramos falará da formação do escritor à mediação de leitura, às 19h30 do dia 5 de setembro, sábado.

A programação contará ainda com piquenique literário online, realizado por  Natália Górtz, moradora da cidade de Lucas do Rio Verde. Natália, é professora, contadora de histórias e iniciou sua formação em uma das oficinas oferecidas por Alicce Oliveira.

Também haverá atividades diárias do coletivo “Caixas no Caminho”, fundado em 2016. Participam do coletivo as atrizes Thereza Helena, Juliana Grazela, Millena Machado e Carolina Argenta, que irão realizar atividades de teatro lambe lambe.

Até sexta-feira (4) acontecem, ainda, os espetáculos narrativos, que ficarão disponíveis online mesmo depois que acabar o evento. No dia do encerramento, domingo (6), a Umanos Editora realizará uma oficina de Escrita Criativa, e às 17h30, uma batalha de poesia comandada pelo Núcleo De Slam (MT) fecha a programação, seguida da Maratona de Histórias, às 19h. O Contos do Mato Conta com a parceria institucional de várias entidades, como a UFMT, IFMT, UNIC, Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, Sesc Arsenal e Umanos Editora.
 
Serviço

Contos do Mato - arena litéria 300 anos
Quando: 01 a 06 de setembro de 2020
Local: Redes sociais do projeto -
youtube: https://www.youtube.com/c/ContosdoMato
Facebook: https://web.facebook.com/contosdomato
Instagram: #contosdomato @contosdomato
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet