Olhar Conceito

Domingo, 20 de setembro de 2020

Notícias / Comportamento

Veja o que os famosos comentam sobre os incêndios no Pantanal

Da Redação - José Lucas Salvani

15 Set 2020 - 14:51

Foto: Reprodução

Veja o que os famosos comentam sobre os incêndios no Pantanal
Nas últimas semanas, famosos como Grazi Massafera, Giovanna Ewbank e Luciano Huck demonstraram sua insatisfação quanto a atuação do governo federal contra os incêndios que tem devastado o Pantanal mato-grossense. O Olhar Conceito reuniu nesta matéria as declarações de cada um.

Leia também:
Fogo no subsolo, dificuldades de acesso e ‘improvisos’: OD mostra combate a incêndio que devasta Pantanal

Bruno Gagliasso foi um dos primeiros a se manifestarem, na última terça-feira (8). O ator publicou um vídeo do fogo tomando conta do Parque Estadual Encontro das Águas, na região do Porto Jofre. Na publicação, o ator alertou que ninguém irá passar imune a destruição do Pantanal. “Nossa alimentação depende da sobrevivência da região. A manutenção desse bioma é a garantia de água e outros recursos naturais fundamentais para a vida na Terra. O Pantanal precisa de nós”, disse.



Também na terça-feira, Anitta foi nos stories do Instagram (que somem após 24 horas) cobrar um posicionamento do presidente de república, Jair Bolsonaro. Na rede, ela utilizou uma publicação com uma série de fotos e vídeos para cobrar: “meu deus, Jair Bolsonaro, faz alguma coisa”.

Já na última quarta-feira (9), foi a vez de Luan Santana. O cantor sertanejo publicou uma série de imagens de destruição do Pantanal, lamentou e cobrou ação dos governos: “como pessoa nascida e criada no Pantanal meu coração dói ao ver imagens como essa. Os governos precisam agir. O fogo hoje chegou ao maior santuário para onças pintadas do mundo, o Pantanal pede socorro”.

Giovanna Ewbank utilizou sua conta no Instagram para lamentar os incêndios que tem atingido o pantanal mato-grossense, na última quinta-feira (10). A atriz, que repostou uma publicação do Olhar Direto, ainda utilizou sua conta para criticar a atuação do governo federal que “não faz nada”, em suas palavras, para combater as chamas que invadem a flora de Mato Grosso.

Também na quinta-feira, a modelo Gisele Bündchen utilizou seu Twitter para pedir doações para a campanha SOS Pantanal. Na publicação, ela diz: “tudo inicia pela negligência do homem, que não percebe ou entende as reais consequências de suas ações. Não se perde somente floresta e uma inestimável biodiversidade, se perdem muitas vidas”.
 

A atriz global Grazi Massafera lamentou as queimadas em Chapada dos Guimarães (a 60 quilômetros de Cuiabá), no último domingo (13), durante sua passagem pela cidade para uma campanha de roupas. Em publicações nos stories do Instagram, ela disse: “O lado triste. Queimadas e mais queimadas, animais mortos e uma tristeza sem tamanho. Paraíso em Chamas”.

Luciano Huck se manifestou no Twitter nesta segunda-feira (14). No tweet, Huck diz que os governos precisam fazer no Pantanal “uma operação de guerra. O Parque do Encontro das Águas já queimou 60% e não está sob controle. Os pantaneiros estão apagando as chamas com as próprias mãos. Se não entrarem fortemente, perderemos ainda mais”.

Combate aos incêndios

O Olhar Direto está no Pantanal onde acompanha o árduo trabalho desempenhado por bombeiros e voluntários para tentar apagar o fogo que devasta o bioma mato-grossense e que já queimou mais de um milhão de hectares. Nos relatos e vídeos do repórter fotográfico, Rogério Florentino, é possível notar as dificuldades enfrentadas e os improvisos feitos por aqueles que lutam diariamente contra o avanço do fogo.

Um dos principais problemas enfrentados por bombeiros e voluntários na região do Pantanal é o de comunicação. As equipes tem dificuldade de se falarem umas com as outras, o que dificulta na mobilização. Outra questão é que o número de pessoas que lá estão é insuficiente para a quantidade de focos.
 
Como a mata é bastante fechada, os combatentes precisam abrir caminho na ‘mão’, utilizando facões para abrir passagem até os focos. O calor é muito grande no meio da mata e os relatos mostram que a fumaça atua como uma bomba de gás lacrimogênio, dificultando a respiração e causando ardência nos olhos.

8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Ozzy
    15 Set 2020 às 19:38

    A turma da lacração não para de passar vergonha!

  • Rodrigo
    15 Set 2020 às 17:47

    A maior causa desses problemas são as queimadas em beira de estradas e, principalmente, falhas nas redes elétricas e os curtos nos cabos de alta tensão, gerando faísca que cai em pontos secos dando início aos incêndios. Não se abre mais área com fogo, o custo é alto para formação e a destruição de microorganismo só gera prejuízo, coisa que nenhum agricultor e pecuarista quer ter. Mas no fim, o que reina é a imbecilidade, ignorância e mania de cobrar solução dos outros e não olha pro próprio umbigo. Essa galera no fim das contas é que mais degrada o meio-ambiente com seus modos de vida exóticos. Afinal, duvido que algum tenha plantado uma cebolinha na vida, pra vir dar pitaco.

  • Mario Augusto
    15 Set 2020 às 17:24

    Acho até graça o gado aí embaixo comentando que esses "famosos" não conhecem o Pantanal, não tem formação na área ambiental, e etc. Se eles conhecem, estão fazendo o que para ajudar, além de encher o saco de quem está tentando chamar a atenção para o problema?

  • Mr
    15 Set 2020 às 17:09

    “ sinalizadores de virtudes”

  • Fernando
    15 Set 2020 às 16:09

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Anderson
    15 Set 2020 às 15:52

    Se perguntar a estes aí não sabem nem onde fica o Pantanal, hipócritas!

  • Jose carlos
    15 Set 2020 às 15:45

    So rezando pra chover. So assim vcs podem ajudar em vez de sentados atras de um computador falando besteira. Regioes de seca como a nossa e impossovel evitar as queimadas aja visto q desde maio nao chove na regiao e o pantanal este ano nao chegou a nem formar pocas de agua.

  • Chico Bento
    15 Set 2020 às 15:37

    Essas pessoas tem alguma formação na área ambiental ou de segurança contra incêndio, ou ainda, viveram na selva ou pantanal para term noção do que falam?

Redes Sociais

Sitevip Internet