Olhar Conceito

Domingo, 20 de setembro de 2020

Notícias / Diversão e Lazer

Caverna Aroe Jari e Circuito Águas do Cerrado são fechados devido a incêndios; fotos e vídeos

Da Redação - José Lucas Salvani

16 Set 2020 - 16:08

Foto: Reprodução

Caverna Aroe Jari e Circuito Águas do Cerrado são fechados devido a incêndios; fotos e vídeos
A Caverna Aroe Jari e o Circuto das Águas do Cerrado foram fechados, nesta terça-feira (15), devido aos incêndios que atingem a região de Chapada dos Guiamarães (a 60 km de Cuiabá). Além destes outros dois pontos turísticos, o fogo também toma conta do Vale da Benção e Vale do Jamacá; este último desde o dia primeiro de setembro.

Leia também:
Fogo destrói escada de acesso e vegetação na Dolina Água Milagrosa; veja vídeo

O Vale da Benção está sendo tomado pelo fogo desde segunda-feira (14), segundo Douglas Araújo, presidente da Associação dos Comerciantes de Chapada dos Guimarães. O Circuito das Águas do Cerrado e a Caverna Aroe Jari começaram a enfrentar os incêndios nesta terça-feira (15). Todos os pontos turísticos estão fechados.

Vídeos gravados na Chapada Aventura por Tomio Uemura, que atua no combate ao fogo, detalham o trabalho feio para proteger a flora mato-grossense e mostram muita fumaça no céu. Em dos vídeos, Tomei desabafa: “tristeza total”.
 

Situação de emergência

O Ministro de Desenvolvimento Regional, Rodrigo Marinho, reconheceu nesta quarta-feira (16), via Diário Oficial da União, a situação de emergência em Mato Grosso quanto as queimadas no Pantanal.

Ao reconhecer a emergência, Mato Grosso se torna apto para receber recursos federais para enfrentar as queimadas. O município de Barão de Melgaço (a 110 km de Cuiabá) já foi contemplado com R$ 407.139,54 para ações de combate. O repasse foi autorizado nesta quarta-feira pelo ministro.

O reconhecimento foi realizado por procedimento sumário – quando a ocorrência, pública e notória, é considerada de grande intensidade. Nestes casos, para agilizar o atendimento à população, a Defesa Civil Nacional antecipa os trâmites e publica a decisão antes mesmo que as solicitações do município ou do estado sejam oficializadas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet