Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Carreira

Como surgiu a cloud computing?

Foto: Reprodução

Como surgiu a cloud computing?
A cloud computing está presente na rotina de muitas empresas. Acesse e saiba a origem dessa solução

Como surgiu a cloud computing?

Os serviços de armazenamento na nuvem estão presentes no dia a dia de muitas pessoas, e inclusive na rotina de muitas empresas. De acordo com um estudo realizado pela consultoria Gartner, até o ano de 2022, 75% das bases de dados estarão ou serão migradas para a nuvem.

Diante de tamanha evolução, transformação digital e relevância que as soluções em nuvem vem ganhando ao decorrer dos anos. Conheça a história da cloud computing e saiba como a cloud optimization começou a obter relevância.


Origem da cloud computing

O armazenamento na nuvem começou a surgir há muito tempo, em 1950, quando as máquinas eram muito caras, assim, a maioria das instituições possuía apenas uma ou duas máquinas.

O termo cloud computing teve origem em uma palestra acadêmica ministrada por Ramnath Chellappa, em 1997, contudo, o nome é associado ao pioneiro na tecnologia de Inteligência Artificial John Mccarthy, o também criador da linguagem de programação LISP.

Mccarthy colocou em pauta um assunto muito interessante, a computação por tempo compartilhado, que poderia permitir que um computador fosse usado simultaneamente por dois ou mais usuários para a realização de tarefas. Essa ideia é familiar para você?

A aceitação dessa ideia, que começou a ser implementada em diversas empresas principalmente em 2013, fez com que os serviços de armazenamento e backup em nuvem fossem aprimorados e utilizados por diversas organizações.
 
O futuro da cloud computing

Os managed services e outros serviços na nuvem estão sendo utilizados cada vez mais, seja para fins pessoais ou profissionais. Atualmente, empresas em todo o mundo, de pequeno, médio e grande porte, têm buscado adotar soluções de cloud computing.

Não só as instituições privadas estão investindo nessas soluções, como também as instituições públicas também começaram a entender a importância do cloud computing. As prefeituras digitais estão ganhando espaço, e os órgãos públicos procuram modernizar seus processos.
 
Benefícios do armazenamento em nuvem
Não é sem motivos que as empresas estão fazendo a migração para cloud computing, o motivo é a quantidade de benefícios que essa tecnologia oferece para empresas de diversas áreas. Confira:

Otimização de processos de TI: com a cloud computing, os procedimentos são realizados de forma mais ágil, assim, processos de TI podem ser feitos mais rapidamente sem nenhum impacto ao usuário;

Monitoramento: é possível acompanhar o processo de consumo e identificar problemas, desse modo, a solução de problemas pode ser pensada previamente;
Segurança das informações; Backup de dados; Controle de acesso; Controle de senhas.Além desses benefícios, a redução de custo é um dos principais motivos pelo qual as companhias estão fazendo a data center migration.

Agora que você já conhece a origem, as projeções para o futuro e os benefícios das soluções cloud, não deixe de procurar uma empresa especializada para realizar essa migração, assim, você pode usufruir de todas as vantagens citadas anteriormente.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet