Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

O que é e como funciona um pórtico rolante?

Foto: Reprodução

O que é e como funciona um pórtico rolante?
Os pórticos rolantes são sistemas de estruturas que devem ser controlados por controles remotos industriais. Acesse e saiba como o sistema funciona

O que é e como funciona um pórtico rolante?

Os pórticos rolantes são sistemas de estruturas, geralmente destinados às indústrias, depósitos comerciais, almoxarifados e outros. A indústria brasileira está cada dia mais exigente com as novas tecnologias, especialmente pórticos rolantes e seus controles remotos industriais.

A segurança também é indispensável nesses sistemas. A NBR 8400 (ABNT, 19840) — Cálculo de equipamento para levantamento e movimentação de cargas, utilizada para o cálculo de dimensionamento dos equipamentos de transporte e outros mecanismos do sistema de elevação de cargas — foi feita exclusivamente para garantir a segurança.

Diante disso, o post explicará o que é um pórtico rolante, como ele funciona e qual a importância da aplicação de controles remotos industriais neste sistema. Confira.


O que é um pórtico rolante?

Pórticos rolantes são equipamentos de transporte descontínuo que operam em um ciclo, e são utilizados em lugares onde as cargas transportadas são descontínuas.

Os pórticos rolantes são mais vantajosos do que simples pontes rolantes pois não precisam de um galpão, esses equipamentos são prontos para trabalhar em ambientes abertos e utilizam placas acopladas sob a vida
.
Confira os dois tipos de pórticos rolantes disponíveis no mercado:
 
Pórtico rolante de viga simples

Podem ser aplicados em ambientes abertos e fechados, sua capacidade de carga vai de 0,5 até 20 toneladas. Com uma estrutura de uma “viga caixão” principal. Além disso, as talhas são suspensas pelos flanges inferiores e suas cabeceiras são fixadas em colunas de sustentação nas extremidades da viga principal.
 
Pórtico rolante de viga dupla

Utilizado para movimentação e elevação de cargas, indicados para locais de grandes percursos sem a necessidade de instalações de colunas e caminho de rolamento. O seu funcionamento é similar ao de um pórtico de viga simples.
 
Ambos os sistemas mencionados anteriormente precisam ser controlados por controles remotos profissionais para pórticos rolantes.
 
Como funcionam?

Todos os movimentos que um pórtico rolante realiza estão previstos batentes — calculados segundo a NBR 8400, sendo capazes de absorver energia cinética do equipamento.

Os tipos de rolamentos desses sistemas variam de acordo com o tipo e intensidade da solicitação dos esforços. Os pórticos também podem apresentar todos os movimentos por inversores de frequência com a tecnologia de controladores.

Os pórticos rolantes possuem anemômetros, que tem como objetivo indicar visualmente a condição de operação do equipamento em diferentes situações climatológicas.
 
Importância dos controles remotos industriais

Como citado anteriormente, o controle remoto industrial com display, ou sem, são uma das principais táticas para a garantia da segurança para os operadores, são indispensáveis pois podem evitar colisões com obstáculos e inclusive, salvam vidas.
É igualmente importante trocar o controle de pórtico rolante de cabine fixa por controles remotos industriais para pórticos rolantes, desse modo, o operador não fica apenas na função de movimentação de carga podendo realizar outras tarefas enquanto a carga não está sendo movimentada.

Invista nesse aparelho e garanta a efetivação e facilitação da estruturação dos sistemas de movimentação de sua companhia!
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet