Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

GUIA RÁPIDO

10 perguntas que você deve fazer ao seu cardiologista

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

10 perguntas que você deve fazer ao seu cardiologista
Consultar o seu médico de cuidados primários para o seu exame físico anual ou porque você está sendo atacado com um caso virulento de gripe é uma coisa.  Visitar um cardiologista pela primeira vez para possíveis problemas cardíacos é outra. A doença cardíaca é a principal causa de morte no Brasil para homens e mulheres, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças: Cerca de 610.000 pessoas morrem de doenças cardíacas no Brasil anualmente. É intimidante ver um cardiologista pela primeira vez, eu recomendo que os pacientes venham com uma lista de perguntas. Isso funciona como um quebra-gelo e pode ajudá-los a se lembrar de questões que desejam discutir. Não se sinta limitado pela sua lista - você pode ter mais perguntas após a triagem inicial. 
 
Aqui estão 10 perguntas que você deve fazer ao seu cardiologista durante sua primeira consulta:
 
1 - Quais são os sintomas típicos de uma doença cardíaca?
Embora a maioria das pessoas esteja ciente de que a dor ou pressão no peito podem ser um sinal de doença cardíaca, muitos pacientes podem não saber sobre os sintomas atípicos.  Os sintomas atípicos de doenças cardíacas podem incluir falta de ar, fadiga, tontura e inchaço nas pernas.  É importante ter em mente que homens e mulheres costumam ter sintomas diferentes.
 
2 - Qual é a minha circunferência de cintura ideal?
Seu peso ideal depende de sua altura e constituição física. Uma pergunta melhor poderia ser: Qual é minha circunferência de cintura ideal?  Isso porque a gordura abdominal aumenta a probabilidade de um futuro ataque cardíaco, portanto, reduzir o tamanho de sua barriga é crucial.  A mulher em média deve medir 94 cm na circunferência máxima em torno da cintura.  O homem típico deve ter uma circunferência máxima de 90 cm. 
 
3 - Qual deveria ser minha pressão arterial ideal?
A pressão arterial de menos de 120/80 mmHg é considerada ideal para a maioria dos adultos. A pressão alta pode levar a um ataque cardíaco e uma série de outros problemas graves de saúde, incluindo aneurismas, derrame e sua capacidade de pensar, lembrar e aprender.  Você pode combater a hipertensão fazendo mudanças no estilo de vida, como praticar exercícios regularmente, limitar o consumo excessivo de álcool, chegar o mais próximo possível do seu peso corporal ideal e seguir uma dieta saudável com menos sal.
 
4 - Quão baixo deve estar meu LDL ou colesterol "ruim"?
A lipoproteína de baixa densidade, ou colesterol "ruim", está associada a um risco aumentado de doenças cardíacas porque o LDL restante é depositado em seus vasos sanguíneos.  No passado, os médicos recomendavam intervalos específicos para o LDL. Hoje, eles consideram os níveis de LDL como um dos muitos fatores na avaliação do risco cardiovascular.  Quanto mais baixo o LDL, melhor. Queremos que esse número seja inferior a 70 [por decilitro de sangue] para a maioria das pessoas. Você pode diminuir seu LDL por meio de dieta, exercícios e medicamentos.
 
5 - Devo tomar uma aspirina diariamente?
Tomar uma aspirina em dose baixa (81 miligramas) diariamente - sob orientação de seu médico - pode ajudar a impedir que pequenas células do sangue, ou plaquetas, se colem e formem coágulos que podem causar obstrução das artérias.  Isso pode ajudar a prevenir um ataque cardíaco. Seu médico pode recomendar terapia diária com aspirina se você tiver diabetes ou outro fator de risco, como hipertensão;  se você é um homem com 50 anos ou mais ou uma mulher com mais de 60 anos;  ou se você já teve um ataque cardíaco ou derrame. 
 
6 - Existem atividades que devo evitar?
Para impulsionar e manter a saúde do coração, existem poucas, se alguma, atividades que são prejudiciais. No entanto, se você tem uma doença potencialmente fatal, como câncer ou artérias bloqueadas que não foram tratadas com medicamentos ou procedimentos, então as atividades aeróbicas podem ser prejudiciais.  Você deve discutir isso com seu médico.
 
7 - Como minha história familiar afetará meu diagnóstico?
Fatores de risco de doenças cardíacas e probabilidade estão intimamente ligados ao histórico de saúde da família e genética. Pense em seu histórico familiar como um recurso visual para seu cardiologista avaliar o ambiente e a genética onde as doenças ocorreram.  Certifique-se de identificar os membros de primeiro grau de sua família que foram diagnosticados com doença isquêmica do coração ou morreram repentinamente antes dos 55 anos se fossem homens e 65 se fossem mulheres. 
 
8 - Como meu histórico pessoal de saúde afetará meu diagnóstico?
É importante para o seu cardiologista saber se você apresentou sintomas de problemas cardíacos, como fadiga, falta de ar, dificuldade para respirar ao deitar e batimentos cardíacos acelerados ou irregulares.  Certifique-se de compartilhar todas as principais doenças anteriores ou em curso ou doenças que você experimentou. Dê ao seu cardiologista os detalhes: há quanto tempo foi, quanto tempo durou e quaisquer medicamentos que você tomou durante esse tempo. A mesma coisa vale para procedimentos cirúrgicos. Compartilhe os resultados de quaisquer exames laboratoriais ou consultas médicas recentes.
 
9 - O que posso fazer para combater doenças cardíacas?
Embora você não possa fazer nada sobre seu histórico familiar, existem estratégias específicas para mitigar outros fatores de risco para doenças cardíacas. Hipertensão, pressão alta, colesterol alto, tabagismo e diabetes estão entre os fatores de risco que você pode mitigar. Para tratar a hipertensão e o colesterol, os pacientes devem seguir um estilo de vida saudável, praticando exercícios regularmente e fazendo uma dieta saudável para o coração, com baixo teor de gordura e sódio e tomar medicamentos apropriados, se necessário. Em termos de tabagismo, os pacientes devem parar totalmente. Para diabetes, os pacientes devem manter o açúcar no sangue sob rígido controle com dieta, exercícios e, se necessário, medicamentos.
 
10 - Que recursos estão disponíveis para me ajudar a compreender e melhorar a saúde do meu coração?
Pergunte se grupos de apoio, sites e aplicativos móveis podem fornecer informações adicionais sobre a saúde do seu coração e estratégias para protegê-la,
 
Acompanhamento médico é coisa séria. Algumas situações pedem acompanhamento anual, outras semestral e até mesmo mensal, dependendo da situação.
 
É importante não ignorar seu acompanhamento, seja qual for a especialidade. Fazer os exames e consultas solicitados pelo médico e retornar conforme orientação.
 
Não deixe sua saúde de lado!
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet