Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

Contemplada pela Aldir Blanc

Começam as gravações de websérie que contará história de Lenine Póvoas em seu centenário

Foto: Reprodução

Começam as gravações de websérie que contará história de Lenine Póvoas em seu centenário
Proposta pelo Instituto Histórico de Mato Grosso (IHGMT) e contemplada pela Lei Aldir Blanc em Cuiabá, a websérie “Conversando com Lenine: 100 anos” irá celebrar o centenário de nascimento do cuiabano Lenine Campos Póvoas por meio de diálogos com pesquisadores que conhecem sua obra e, ao mesmo tempo, tornar visíveis por meio da internet em plataformas de vídeo.

Leia mais:
Companhia de teatro circula por cidades de MT com laboratório de “desanestesiar” sentidos

No total, sete personalidades ligadas à cultura de Cuiabá e Mato Grosso serão entrevistadas para a websérie. A primeira entrevistada foi a professora doutora Elizabeth Madureira, que conviveu com Lenine tanto no Instituto, como na Academia Mato-grossense de Letras e narrou suas lembranças.

Todas as entrevistas serão conduzidas pelo professor e historiador Suelme Fernandes nos espaços do IHGMT. Para ele, “o projeto é um esforço importante em defesa do patrimônio histórico imaterial, documentar para não deixar a memória se perder com o tempo”.

A presidente do IHGMT, professora doutora Neila Barreto, ressaltou a importância da aprovação do projeto na Lei Aldir Blanc Cuiabá. Para ela, “o município é o grande beneficiado. Junto com a sociedade, todos poderão usufruir de toda pesquisa histórica deste grande cuiabano, Lenine Póvoas, por meio do audiovisual, aproximando o Instituto das pessoas”.

Além de democratizar o acesso à informação de livros raros e pesquisas históricas, lembrar quem foi Lenine de Campos Póvoas, tornar a sua biografia conhecida para estudantes, pesquisadores, comunidade em geral, é objetivo do IHGMT neste Centenário de Lenine de Campos Póvoas, produzir registros documentais de imagens sobre grandes vultos de Cuiabá, divulgando fotos antigas do autor e de Cuiabá presentes, bem como, das suas obras.

Lenine de Campos Póvoas deixou legado nas áreas das Letras, Memória e Economia, Administração, História e Geografia, extensa obra publicada em livros, livretos, separatas, artigos nas revistas do Instituto e em jornais.

O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso tem anunciado o centenário de Lenine Póvoas incluindo a publicação de uma revista do Instituto e um calendário de comemorações alusivas ao autor que foi presidente daquela instituição havendo a necessidade de inúmeras atividades complementares com a finalidade educacional e cultural.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet