Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

'Mato Grosso Uno'

Projeto restaura acervo de móveis que pertenciam a Dunga Rodrigues

Foto: Reprodução

Projeto restaura acervo de móveis que pertenciam a Dunga Rodrigues
O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) irá restaurar os móveis do acervo de Dunga Rodrigues que foram guardados pelo Instituto. A ação, que se iniciou em fevereiro, é realizada por conta do projeto “Mato Grosso Uno: uma proposta de preservação da memória mato-grossense”, contemplado pelo edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos da lei Aldir Blanc.

Leia mais:
Especialista avalia Terceiro Setor em Mato Grosso: “é preciso entender essa ferramenta”

A ação iniciou neste mês de fevereiro com distribuição de tarefas aos participantes do projeto, transporte dos móveis para restauro e revitalização do espaço físico existente na Casa Barão para receber os móveis restaurados pela restauradora Mariza Deliberador Mickosz.

Entre os móveis, há um baú pintado pelas próprias mãos de Dunga Rodrigues. Doado em 2001, o móvel aparece no documentário Dunga Rodrigues, da série Imagem da Terra. Segundo a professora Elizabeth Madureira Siqueira, curadora da Casa Barão de Melgaço, Dunga se gabava de tê-lo pintado. 

Quando Dunga faleceu, em 2001, a família doou um expressivo mobiliário que incluía alguns móveis confeccionados no Arsenal de Guerra de Mato Grosso, atual SESC Arsenal, onde Firmo Rodrigues, pai de Dunga, era diretor.  Para servir de laboratório de restauro e de higienização do acervo institucional de jornais, o IHGMT revitalizará ainda o espaço contíguo ao seu Anfiteatro.

O projeto ainda prevê a contratação de formandos em História para garantir o trabalho de identificação e descrição dos periódicos, já que o instituto não possui um corpo de servidores, apenas voluntários.

Após a restauração e a conclusão da revitalização do espaço físico bem como da digitalização dos jornais, o IHGMT poderá receber turistas, alunos e a comunidade em geral para conhecer os móveis devidamente identificados por membros da Casa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet