Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

FORTALECENDO SETOR ARTÍSTICO

Escritor cuiabano e Imortal, Ivens Scaff é homenageado com adaptação de sua obra para o cinema

Foto: Reprodução

Escritor cuiabano e Imortal, Ivens Scaff é homenageado com adaptação de sua obra para o cinema
A contemplação da natureza e o cerrado mato-grossense sempre foi um expoente das obras de Ivens Scaff, que em suas histórias sempre retratou os elementos da mata, do azul do céu e por aí vai. Resgatando essa admiração, o mais novo filme do diretor, também cuiabano, Luiz Marchetti, "A Partir... Podemos...", homenageia o escritor regional, ao passo que trilha o mesmo caminho de apreciação da riqueza natural e valorização da cuiabania.

Leia também:
Em passagem por MT, Vanessa Jackson se apresenta em live e visita Chapada: “gostei demais”

Para Marchetti, a sua produção de adaptação do conto homônimo para a dramaturgia audiovisual deve fortalecer a literatura cuiabana. "Como cineasta há 30 anos, sinto a necessidade de valorizar um cinema mais autoral e inclusivo, que dialogue com suas fronteiras, principalmente a literatura local. Trabalhamos para que a adaptação para o cinema preserve toda a magia, subjetividade e força imaginária da obra. 'A Partir... Podemos...' é a idealização de um entrelace de criações e parcerias poéticas", relata.

Cuiabano, médico, escritor, poeta regional e membro Imortal da Academia Mato-grossense de Letras, esses são alguns dos marcadores de Ivens Cuiabano Scaff, que carrega a regionalidade até no nome. Na rodovia para o município de Chapada dos Guimarães, no quilômetro 20, está localizado seu sítio. O local, que serve de inspiração para suas criações, agora é a locação principal para as filmagens de sua primeira obra adaptada para o audiovisual.

Segundo Ivens, a obra de Marchetti terá a grande responsabilidade e coragem de transportar o conto de uma linguagem para outra. "Eu percorri os mesmos caminhos que o personagem hoje faz, da casa do sítio para o rio, e agora para o cinema. Foi ali onde minha inspiração floriu para o conto. É emocionante poder vivenciar esse momento único em minha trajetória. Essa é minha primeira obra adaptada para o cinema. Estou muito feliz e ansioso para o resultado que está por vir".

O escritor ainda ressalta a dedicação observada no diretor cuiabano ao percorrer os caminhos da direção e adaptação fílmica. "Marchetti foi de uma delicadeza e atenção aos detalhes, para que nada se perdesse ou não chegasse à tela. Inclusive, toda a equipe de produção está de parabéns pelo trabalho".


Elenco (da esquerda para a direita): Victor Lucas de Lima Tenório, Romeu Benedicto, Daniela Arantes e Gabriella Helena Silva Nogueira. (Foto: Reprodução)

Na trama, quem interpreta Ivens é o ator cuiabano Romeu Benedicto, que possui mais de 30 anos de carreira. Por ser o personagem principal, o ator terá a responsabilidade de conduzir a história. "Foi uma honra poder estar à frente de um poema de Ivens Scaff que, além de amigo, é uma personalidade importante para a cultura cuiabana. É com grande carinho, respeito e cuidado que assumi esse papel de levar a poesia para o cinema".
 
Quem assistir o filme, deve perceber que Romeu interpreta um homem trabalhador e esforçado, que cuida de sua família e goza de estabilidade, mas que ao longo do tempo, começa a sentir um afastamento, um distanciamento. No enredo, esse afastamento é suprido quando Ivens encontra o Rio Coxipó e sente nele, a vontade de deixar ser levado. "O filme fala de uma ausência que o homem sente ao longo da vida. Não é sobre dor, mas sobre a constatação da sequência da vida. Este é um filme-arte, uma abstração. É deixar-se levar, se soltar", assinala Romeu.

A obra audiovisual terá a direção de fotografia sob a responsabilidade de Keydson Barcelos, da Quadro a Quadro Filmes, que segundo ele mesmo, assina seus próprios filtros e tem mais de 25 anos dedicados ao audiovisual. "Os recursos tecnológicos são um importante instrumental, mas é o olhar para essa grandiosidade natural que temos aqui que engrandece a fotografia do filme. Usar da luz natural no melhor horário para a captação vem de se observar, contemplar. Procuramos passar isso ao espectador. Sinto que estamos fazendo algo belo e genuíno. Estou muito feliz e honrado em poder acompanhar Marchetti e Romeu, amigos de longa data, neste trabalho", pontua Keydson.  
 
Equipe e valorização da natureza

Equipe de produção: Centro Audiovisual Luiz Marchetti e Quadro a Quadro Filmes. (Foto: Reprodução)

Outro participante de “A partir...Podemos...” é Márcio Borges, coadjuvante na trama e amigo de longa data de Ivens Scaff. Assim como Romeu, o ator comenta sobre a honra de poder participar da produção e enaltece a convivência com todos os profissionais durante os dias de gravação. "Tivemos uma relação harmoniosa. Todos muito profissionais, uma direção exata, sabendo aonde quer chegar, além do elenco marcante. Todo mundo muito focado é fundamental para que a gente desenvolva um trabalho profissional mais apurado".

Outro ponto que chama a atenção no filme é a valorização do ecossistema que circula o Rio Coxipó, presente na história e cultura de muitos cuiabanos. Para Ivens, "além de enaltecer o fazer artístico cuiabano, acredito que a obra também é uma forma de defesa ao patrimônio natural e cultural que é o Rio Coxipó e o que ele representa. É uma forma de pedir por cuidado e preservação do rio que faz parte da história de Cuiabá".

Lei Aldir Blanc 

O filme "A Partir...Podemos..." é um dos projetos contemplados e financiados pelo edital do Fundo Municipal de Cultura de Cuiabá, pela Lei Aldir Blanc. A obra reúne um time de cuiabanos e cuiabanas, que pretende seguir fortalecendo o setor artístico da capital mato-grossense.

Marchetti ressalta: "A obra é justamente o registro de que tem gente inquieta fazendo arte aqui, com coragem e dedicação. É fundamental que tenhamos cada vez mais trabalhos artísticos sendo desenvolvidos, mais oportunidades para os profissionais da cultura e também de acesso da população a essas obras”. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet