A artista Marlene Trouva expõe, até o próximo domingo (18), suas obras feitas a partir de pintura a fogo no Rondon Plaza Shopping, em Rondonópolis (a 217 km de Cuiabá). A técnica usada pela artista é chamada encáustica, desenvolvida pelos gregos no século V, antes de Cristo.
Leia também:
Vida de quilombola do Mata Cavalo é retratada em documentário que será lançado nesta terça
“A característica mais marcante em meu trabalho é a textura e o relevo produzido nos trabalhos com encáustica. Ela faz parte da minha vida! Me apaixonei por essa técnica justamente porque ela me possibilita criar uma gama de texturas e relevos na tela, de forma que eu consiga representar, do meu jeito, explorando o colorido do cerrado mato-grossense”, detalha a artista.
O evento pandêmico despertou Marlene quanto a inserção de cores, habilidades e técnicas sobre a tensa realidade do panorama atual, e para tanto, tem se superado e desdobrado criatividade sobre telas e painéis, tornando suportável, o momento vivido.
A ideia dessa proposta vem da efervescência criativa em meio ao isolamento social e a originalidade e caráter pictórico único dessa artista, no centro de uma crise sem precedentes na História, vem impactar a cena cultural de Mato Grosso e Rondonópolis e atrair o interesse público para uma forma de expressão artística milenar.
Além da exposição, ainda será realizado um documentário curta-metragem, visto que Marlene driblou as adversidades em 2020 e ressurgiu em 2021 com um novo folêgo. O curta ainda está sem previsão de lançamento.