Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

SETE ANOS DE TENTATIVAS

Morador de Cuiabá realiza sonho em ter “Fazenda de Tomates” e comercializa molhos e geleia artesanais

Foto: Reprodução/Divulgação

Morador de Cuiabá realiza sonho em ter “Fazenda de Tomates” e comercializa molhos e geleia artesanais
Morador de Cuiabá, Roberto Santana, de 50 anos, no último ano conseguiu realizar o seu sonho em ter uma “Fazenda de Tomates”. Além da comercialização da fruta in natura, ele ainda vende molhos e geleias feitas artesanalmente.

Leia também:
Unindo culinária argentina e mato-grossense, chef conquista 'Oscar da gastronomia brasileira'

“Primeiro, é um sonho. Eu sempre quis montar e tive o sonho de mexer com tomates. Foram várias tentativas. No final, juntou tudo isso, essa parceira, que é a Alessandra [Correa], que vem somando comigo o tempo todo. Ela faz parte do meu sonho, [quer] participar e adora”, conta ao Olhar Conceito.

A jornada de Roberto com os tomates começou em 2012, quando surgiu a vontade de cultivar a fruta. De origem de campo, ele não conseguiu colocar os planos em prática na época por tentar o plantio de forma tradicional. Era muito difícil - e as dificuldades se estenderam até mesmo mais recentemente, com os primeiros passos dados no novo negócio.

Alguns anos se passaram e, em 2016, Roberto viajou até Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo, uma das cidades vista como referência no plantio de tomates. Roberto ficou encantado e ainda mais empenhado em ter sua própria fazenda. Ele passou três anos buscando por recursos até que em 2019 conseguiu apoio da Desenvolve MT para adquirir sua primeira estufa.

Apesar do primeiro passo finalmente dado, Roberto enfrentou problemas até conseguir dominar técnicas de plantio. O tomate precisa de uma temperatura ideal por volta de 30ºC, no máximo. Em Cuiabá, essa temperatura é facilmente ultrapassada, principalmente se levar em consideração que dentro das estufas a temperatura se eleva para cerca de 52ºC.

Com o tempo, Roberto começou a dominar o plantio, cultivou os seus primeiros tomates e não demorou muito para que a Fazenda produzisse alguns produtos derivados da fruta, como molhos e geleias. As primeiras vendas foram feitas para conhecidos, como amigos e familiares, mas não demorou muito para que começasse a vender para diversas pessoas. 

“Para nossa surpresa, teve uma aceitabilidade tremenda, uma aceitação do mercado - mercado que digo o consumidor final. Nossos produtos não são comercializados em supermercados. São totalmente direcionados para consumidor final”, explica Santana ao Olhar Conceito.

Todos os molhos e geleias são confeccionados e comercializados por Roberto e  Alessandra Correa, de 46 anos. Ela trabalhava como coordenadora de eventos, enquanto Roberto prestava serviços de consultoria ao Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

A Fazenda de Tomates está no Instagram. Para encomendas, basta entra em contato com (65) 99646-1474.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet