Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

'Peçavídeo'

Coletivo mato-grossense estreia espetáculo virtual "Vida Provisória" nesta quarta-feira

Foto: Lucas Lemos

Coletivo mato-grossense estreia espetáculo virtual
Nesta quarta-feira (12), às 20h, acontece a estreia virtual do espetáculo “Vida Provisória”, produzido pelo coletivo Coma a Fronteira e protagonizado pela atriz Edilaine Duarte. Por conta das medidas de biossegurança, o processo será apresentado ao público em formato “peçavídeo”, no Youtube do Coma A Fronteira. Na quinta-feira (13), a obra será apresentada novamente seguida de um um bate-papo com a equipe responsável pela criação do espetáculo. 

Leia mais:
Congresso virtual liderado pela UFMT encerra com participação de professor da Universidade de Seattle

‘Vida Provisória – In Process’ começou a ser concebida pelo coletivo Coma a Fronteira, em 2019, durante participação no projeto de residência artística Arvinte – Artes em Residência, realizado pelo Centro Audiovisual Luiz Marchetti (CALM). Foram três semanas de ensaios no Clube Feminino, espaço transformado em lar da atriz, pouco antes da covid-19 chegar à Cuiabá. Na nova etapa, atravessada por mais um pico da pandemia, o projeto foi contemplado pelo Edital MT Nascentes, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). 

Com os recursos da Lei Aldir Blanc, Edilaine Duarte “se mudou” para a Casa Cuiabana, que abrigou os novos ensaios. O resultado foi filmado para o público na sala Anderson Flores do Cine Teatro Cuiabá. 

Para a construção do espetáculo, que tem dramaturgia e direção de Caio Ribeiro, Edilaine precisou mergulhar em um emaranhado de memórias para a pesquisa, já que boa parte do monólogo retrata passagens de sua vida. “Vida Provisória é composta de relatos sobre a minha vida, desde a infância, passando pela adolescência, até a vida adulta. Lembranças que ativaram sentimentos que estavam ali guardados dentro de mim, e que eu nem sabia”, relata a atriz.

Foto: Lucas Lemos

Edilaine explica que a ideia que envolve a poética do trabalho foi olhar para o passado como um processo de aceitação e cura. Assim, o enredo parte do que ela chama de consciência do presente. “O que eu quero viver hoje? O que eu quero ser hoje? E por que não viver o que eu quero, agora? De alguma forma, vou levando a minha vida assim. É como se eu sempre criasse e vivesse os meus personagens, em uma espécie de vida provisoria”, reflete a atriz.

Edilaine Duarte, que é premiada no cinema pelo curta-metragem ‘A gente nasce só de mãe (2017)’, volta “aos palcos” – ainda que nas telas – pela primeira vez como protagonista de uma peça teatral. Em um único trabalho, a atriz canta, dança, declama poesias e ainda manipula formas animadas, explorando diversas técnicas de expressão cênica. Para isso, ela recebe preparação corporal de Elka Victorino e preparação vocal de Rô Leão.

Foto: Lucas Lemos

O cenário é arte de Douglas Peron, membro fundador do coletivo Spectrolab, que utilizou o papelão como material principal da composição cenográfica de Vida Provisória. O espetáculo ainda marca a estreia de Caio Augusto Ribeiro na direção de teatro e reafirma sua atuação no audiovisual. É o primeiro produto do Coma Fronteira, coletivo de artes híbridas, investigação e intervenção urbana, pensado enquanto artes cênicas.

Fazem ‘Vida Provisória’ mulheres, mulheres negras e pessoas LGBTs. A peça-vídeo também resulta do encontro de gerações, unindo invenções de novos talentos à experiência de veteranos. Além dos profissionais já citados, na construção de cenário está Lourival Junior com seu trabalho de iluminação. Responsável pelo audiovisual da peça, Juliana Segóvia e Ana Carolina de Mello assinam a captação e edição de imagens, respectivamente. Na  comunicação, Lucas Lemos soma com estratégia digital e Maria Clara Cabral com assessoria de imprensa. A produção executiva é de Carolina Argenta.

Serviço - Vida Provisória – In Process
Quando: 12 e 13/05, às 20h (horário de Cuiabá)
Canal do Youtube do Coma a Fronteira
Acesso: Gratuito

*Com informações da Assessoria
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet