Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

REFORMAS

Prédio anexo a Casa Barão de Melgaço deve ganhar anfiteatro e mirante voltado ao Centro Histórico

Foto: Reprodução

Prédio anexo a Casa Barão de Melgaço deve ganhar anfiteatro e mirante voltado ao Centro Histórico
O prédio anexo a Casa Barão de Melgaço passará por reformas e deve ganhar um anfiteatro e mirante voltado ao Centro Histórico de Cuiabá. Ao Olhar Conceito, Sueli Batista, presidente da Academia Mato-grossense de Letras (AML), afirmou que atualmente o projeto arquitetônico está sendo confeccionado e depende de aprovação para que, posteriormente, as obras sejam iniciadas. Não há previsão para quando a reforma será entregue.

Leia também:
Cine Teatro Cuiabá inicia comemorações de 79 anos com exibição de quatro curtas

O projeto arquitetônico é assinado por Paulo Crispim e está avaliado em R$ 84,9 mil. A reforma no prédio anexo resultará em um anfiteatro, salas para o ensino de artes cênicas, biblioteca, salas de arquivo e pesquisa, café literário e mirantes voltados para o Centro Histórico de Cuiabá.

A reforma do prédio anexo a Casa Barão de Melgaço é um desejo antigo da AML e Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, que se juntaram à Associação Cultural Cena Onze para que o projeto começasse a sair do papel. O valor destinado ao projeto arquitetônico é resultado de emendas parlamentares do deputado estadual Doutor João (PL).

Já o senador Wellington Fagundes (PL) destinou R$ 2,3 milhões de emendas, confirmados no Orçamento Geral da União. "A produção cultural de Mato Grosso requer esse espaço, que está no centro histórico e encontra-se abandonado há vários anos", diz o senador.

A presidente do Instituto Histórico, Neila Barreto, lembra que a instituição é centenária e não dispõe de recursos para acomodar o seu acervo histórico e a nova estrutura vai possibilitar isso. Ela também acredita que o novo centro cultural vai contribuir para revitalização do centro histórico de Cuiabá, gerar novos empregos para vários segmentos da cultura e promover a inclusão da comunidade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet