Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Comer fruta reduz risco de diabetes; sucos aumentam

Comer frutas em pedaços reduz risco de diabetes adulta, conclui pesquisa publicada na revista científica “British Medical Journal”. Mas a mesma pesquisa, feita por cientistas da Harvard Medical School, dos EUA, afirma que beber o suco tem efeito contrário.

Foram analisados dados de mais de 187 mil voluntários, compilados de outras pesquisas. Aqueles que comeram uvas e maças tiveram a chance de diabetes reduzida em 12%. Os que comeram peras tiveram menos 7% de riscos. Outras frutas, com bananas, ameixas, pêssegos e damascos também tiveram efeito protetor contra a diabetes. O recorde ficou com uma fruta pouco conhecida dos brasileiros, o mirtilo, vendida também com o nome ‘blueberry’, que reduziu o risco em 26%.

Sucos de fruta, no entanto, aumentam as chances de desenvolver a doença crônica em 8%, em média. De acordo com os autores da pesquisa, sucos de fruta têm uma alta carga glicêmica, ou seja, alto poder de aumentar o nível de glicose no sangue, o que exigirá mais do organismo para manter a quantidade normal de açúcar na corrente sanguínea. Além disso, o processo de tornar uma fruta em líquido retira parte de seus benefícios nutricionais. “Fluidos passam do estômago para o intestino mais rapidamente do que sólidos, mesmo que o conteúdo nutricional seja similar. Sucos de frutas levam a mudanças mais rápidas e maiores nos níveis de glicose e insulina do que frutas inteiras”, escreveram os autores.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet