Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Literatura

No YouTube

Sarau Literomusical marca início de comemorações de 100 anos da Academia de Letras

Foto: Reprodução

Sarau Literomusical marca início de comemorações de 100 anos da Academia de Letras
O Sarau Literomusical, que será realizado nesta sexta-feira (28), marca o início das comemorações de 100 anos da Academia Mato-grossense de Letras (AML). Realizado na Casa Barão de Melgaço, o evento será transmitido ao vivo no Instagram e YouTube da Academia a partir das 19h30, e conta ainda com a participação do intérprete brasileiro Carlos Navas.

Leia também:
Procissão em homenagem à Nossa Senhora Auxiliadora será em carreata

Sueli, explica que a poesia, a música e a performance entram em cena, no salão nobre da Casa Barão, através das composições, declamações e dramatizações poéticas. Os livros, por sua vez, ganham destaques no salão social, através da exposição que contempla obras de 42 autores, que pertencem ou pertenceram a Cadeiras da AML, e também dos que aspiram ingressar na instituição.

“O conjunto de atividades mostrarão como a casa é rica em cultura e pluralidades, que vão além da literatura, conversando amigavelmente com a história, a geografia, o jornalismo, a pesquisa, o direito, dentre outras formas de expressão que nela residem”, frisou a presidente.

Carlos, que na sua discografia possui 10 discos e um DVD, será acompanhado pelo músico Paulo Miranda. Durante sua apresentação, ele irá interpretar três composições do álbum “Pássaro Passará - A Lira em Tom Maior”, no qual gravou poesias de um livro de Sueli Batista, presidente da Academia. A apresentação ainda conta com parcerias de Alzira E e Lucina, neta de Estevão de Mendonça e sobrinha de Rubens de Mendonça, que foram ocupantes de cadeiras na AML.

Navas também irá interpretar “Corsário”, música de Aldir Blanc, um dos maiores letristas do MPB que faleceu em 2020 em decorrência da covid-19. A cantora cuiabana, Deize Águena, que é uma referência no circuito artístico mato-grossense, também participa do tributo, interpretando outro grande sucesso do compositor com Bosco: “O Bêbado e a Equilibrista”.

Outras apresentações

A sonoridade musical abraça a poesia também em outros momentos do Sarau. Aclyse de Mattos, professor, escritor e poeta membro da AML, se apresentará cantando duas composições de sua autoria: “Cuiabaninha” e “Lugares Nomes”, uma canção sobre ruas e locais e Cuiabá.

Helvio Moraes, professor, compositor e cantor, estará se apresentando com composições sobre os poemas de dois membros da AML:  Giramundo, de Eduardo Mahon e véspera de Marta Cocco. A poeta e escritora, Divanize Carbonieri que recentemente representou Mato Grosso no Prêmio Jabuti, ficando entre as cinco selecionadas, será homenageada no evento, com a poesia Sina, que o compositor musicou recentemente. 

A jovem cantora Áurea Maria interpretará duas composições, uma delas, “Moreninha Cuiabana”, em homenagem a dupla de cantoras e compositoras, Vera e Zuleika. A outra música será “Tudo vai ficar bem”.

O pianista Dario Scherner, da Associação Piano Gente, e o saxofonista Fabio Monteiro, também terão participações no evento. O escritor, poeta e compositor Moisés Martins, membro da AML, será homenageado no final do Sarau, com a apresentação de Pixé, o seu grande sucesso, em parceria com Pescuma, que será interpretado pelo cantor e também escritor João Eloy, que também executará outras composições regionais. 

Outra homenagens

Os “imortais” da AML serão reverenciados através dos tributos para duas importantes personalidades da instituição: o presidente de honra Francisco de Aquino Correia (Dom Aquino) e José Barnabé de Mesquita, que foi o primeiro presidente.

O poeta Airton Reis declamará de Dom Aquino, a “Canção de Mato Grosso”. Já Barnabé será lembrado com a poesia "A Cabeceira", interpretada pela jornalista e escritora Neila Maria de Souza Barreto, presidente do IHGMT; e o jornalista José Cidalino Carrara, primeiro vice-presidente da AML,  declamará o "Soneto sem nome para as mulheres que amei", de Rubens de Mendonça e a “Lingua”, de Benedito Pedro Dorileo. Carrara fará todo o cerimonial com fragmentos dos poetas e acadêmicos atuais: João Antonio Neto, Tertuliano Amarilha e Avelino Tavares, e de acadêmicos que deixaram trabalhos marcantes para a literatura mato-grossense: Silva Freire, Rubens de Castro, Maria de Arruda Muller, Dunga Rodrigues e  Gervásio Leite.

Dramatizações poéticas

Os atores Claudete Jaudy e Wagton Douglas, farão dramatizações com a poesia "Quero entregar minha essência" de Marilia Beatriz de Figueiredo Leite, do livro “O mágico e o olho que vê”. Sozinha, Claudete declamará “Buquê de couve-flor”, de Lucinda Persona, do livro “Ser cotidiano”, e o ator irá declamar "Convite ao Velho Amor", de Luciene Carvalho.

O ator Neneto de Arruda e Sá fará performance com duas poesias: “Cuiabanália”, de Ronaldo Arruda Castro, e “Papoema” de Ivens Scaff Cuiabano. O ex-presidente da AML, Carlos Gomes de Carvalho, escritor e poeta, interpretará duas poesias autorais inéditas: “O olhar da alma” e “Poema para o longo entardecer”. 

Exposição

Além da declamação de poesias e interpretações musicais, a comemoração conta ainda com uma exposição que poderá ser visitada pelo público. Poderão ser conhecidas obras de diversos autores como Aclyse de Mattos, Eduardo Mahon, Dom Aquino, Marília Beatriz Leite, Marta Cocco, entre outros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet