Olhar Conceito

Domingo, 26 de setembro de 2021

Notícias / Gastronomia

Trocas inteligentes de alimentos podem dar aquela turbinada na dieta

EGO

30 Ago 2013 - 19:00

Você quer beber alguma coisa gostosa. Daí pensa: fazer um suco vai dar o maior trabalho, e acaba optando pelo refrigerante bem ali na porta da geladeira. Só que a preguiça só contribui para o aumento de peso e das temidas gorduras localizadas, além de pesar na consciência. Quem está em busca de saúde, no entanto, não precisa seguir uma dieta radical. É o que garante uma pesquisa feita pela Universidade de East Anglia (EUA), que comprova que, para entrar em forma , não são necessários sacrifícios. Mas trocas inteligentes.

Na prática, isso significa cortar do cardápio alimentos como bolos, queijos gordurosos, salgadinhos industrializados, fast food e fazer combinações inteligentes durante as refeições. Trocar o leite e iogurtes integrais por versões de baixa caloria, por exemplo, pode ser uma alternativa para quem sonha eliminar a barriguinha e, de quebra, controlar o colesterol.

O nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso, em São Paulo, diz que substituir os alimentos pode garantir melhores resultados na balança. "O ideal é trocar alguns alimentos por outros similares menos calóricos. Mas essas trocas devem ser feitas sob orientação e muito bem equilibradas, para não comprometer a saúde”, explica o médico, que ressalta: "A reeducação é a melhor saída para quem quer emagrecer, e não as dietas da moda. Essas dietas muito restritivas só causam sofrimento e fome, proporcionando a perda de massa magra e o efeito sanfona".

Veja abaixo uma tabela de substituições que pode fazer muito bem ao seu dia a dia.
Pão branco x pão integral
Na dúvida, opte pelo integral, pois é rico em fibras e aumenta a saciedade. “O alimento integral alimenta as bactérias que moram no intestino e, quando estão bem nutridas, elas fornecem mais propionato, uma substância que está relacionada aos níveis de gordura na circulação”, diz o nutrólogo.
Manteiga x margarina

A margarina recebe vantagem porque não é gerada de gordura animal e colesterol, por isso é a melhor opção para quem deseja perder peso com saúde.

Leite integral x desnatado
O leite desnatado garante a entrada do cálcio no organismo, o que é fundamental para os ossos. Já o integral é rico em gorduras e calorias.

Biscoitos recheados x integrais
Faça uma troca saudável escolhendo o biscoito integral, que contém menos açúcar, menos gordura e mais fibras em relação aos biscoitos recheados e amanteigados.
Arroz branco x arroz integral

O arroz integral é aliado do coração, pois o seu consumo diminui os riscos de inflamação das artérias e de desenvolver doenças cardiovasculares, além de melhorar a circulação do sangue.
Legumes in natura x enlatados

Os legumes in natura são mais saborosos e possuem menos sódio, boa alternativa para quem se preocupa com a pressão arterial e retenção de líquidos.
Pernil x lombo
O lombo tende a ser mais magro que o pernil. “Para consumir a carne, limpe bem a peça antes de cozinhá-la e retire toda a gordura aparente”, sugere o nutrólogo.

Frango com pele x frango sem pele
A pele deve ser retirada antes do cozimento, pois quando submetidos ao calor, a gordura saturada e o colesterol da pele conseguem se dissolver e penetrar na carne.
Suco de laranja x suco de uva
Opte pelo suco de uva, pois na casca da fruta contém o resveratrol, que atua na redução do colesterol e tem efeito antioxidante.
Salada de frutas x tortinhas
Fuja dessas tortinhas, pois a sua massa contém muita manteiga e açúcar. Opte por uma salada de fruta como sobremesa que é muito mais saudável.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Redes Sociais

Sitevip Internet