Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

Homenagem na sexta

Academia Mato-Grossense de Letras abre vagas para ocupar cadeiras de Marília Leite e Benedito Dorileo

Foto: Reprodução

Academia Mato-Grossense de Letras abre vagas para ocupar cadeiras de Marília Leite e Benedito Dorileo
A Academia Mato-Grossense de Letras (AML) deve abrir na próxima terça-feira (22) duas vagas para ocupar as cadeiras de Marília Leite e Benedito Dorileo, que faleceram em 2020 e 2019, respectivamente. Nesta sexta-feira (18), será realizada a Sessão Magna de Saudade dedicada à Marília no salão nobre da Casa Barão de Melgaço, a partir das 19h.

Leia também:
Prédio anexo a Casa Barão de Melgaço deve ganhar anfiteatro e mirante voltado ao Centro Histórico

A Sessão Magna de Saudade será carregada de emoção. O acadêmico Ivens Scaff foi o convidado pela (AML) para  fazer o “Panegírico” da falecida, tributo prestado pela instituição. Marília tinha  uma grande relação de amizade com o poeta. Moema de Figueiredo Leite, irmã de Marília Beatriz, prestará as homenagens da família. O grupo “Os Crônicos” também fará uma performance com fragmentos poéticos de Marília.

Após a solenidade, a presente Sueli Batista declarará vaga a Cadeira 2, antes ocupada por Marília. Deste modo, estão disponíveis duas cadeiras, visto que a Cadeira 26 ocupada por Benedito foi declarada vaga no dia 8 de junho. Ao Olhar Conceito, Sueli adiantou que um edital será publicado na próxima terça-feira (22) e a eleição está prevista para ser realizada no primeiro sábado de agosto.

Outras homenagens

A Editora Entrelinhas fará pré-lançamento de suas obras inéditas de Marilia, que serão entregues ao acervo da AML, terão também exemplares para vendas no salão social. A Revista 99 da Academia Mato-Grossense de Letras, livro que foi lançado no último dia 8, numa homenagem ao centenário de João Antônio Neto e a memória de Benedito Pedro Dorileo e Marília Beatriz Leite, terá a parte do tributo feito para Marília, apresentada pelo escritor Aclyse de Mattos, um dos responsáveis pela coordenação editorial.

O evento será híbrido, com poucos convidados presenciais confirmados, devido a pandemia. Assista por meio do Instagram ou YouTube
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet