As brincadeiras se tornaram tão comuns que se tornou impossível pensar nas redes sociais sem elas. Mesmo que dividam espaço com notícias e fotos do dia a dia, os memes costumam chamar mais a atenção. O motivo é bastante simples: essa forma de se comunicar é leve e utiliza o humor para conectar as pessoas.
Além do mais, a cultura do meme não é tão recente quanto pode parecer. A palavra “meme”, por exemplo, foi criada em 1976 pelo geneticista Richard Dawkins para representar uma informação cultural. Assim como cada indivíduo tem os genes, que são dados genéticos, a sociedade possui códigos que a caracterizam.
Em 1998, o site Memepool foi criado com o intuito de divulgar o alcance de determinados conteúdos para o público. Já em 2017, com a expansão da internet e o acesso facilitado pelo celular, o #MUSEUdeMEMES nasceu aqui no Brasil. Ele é um portal desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense, onde é possível pesquisar a história e o significado das principais brincadeiras da rede.
Por que os memes valem tanto?
Cada época tem o seu “ouro”. Em séculos passados, por exemplo, um tapete era um objeto de grande valor. Nos tempos atuais, a cultura pop é o que predomina e ocupa até parte da atenção que antes era dada apenas para as artes plásticas.
Segundo pesquisa da
Betway, site de roleta online, esse sucesso pode ser visto nos memes que foram vendidos como NFT (Tokens Não Fungíveis, em português). O NFT é similar a um certificado, mas em formato digital e escrito em uma Blockchain.
Nesse sentido, o criador do Nyan Cat (um gif em 8bit de um gato futurista) recebeu US$ 590 mil pelo meme. Já a imagem da menina sorrindo em frente a uma casa incendiada foi avaliada em US$ 473 mil.
Para quem vê memes o tempo inteiro é difícil imaginar o quanto eles podem ser valiosos. Mas basta pensar que hoje em dia eles ocupam o espaço que antes as celebridades tinham na televisão. Até porque, o alcance de um meme é muito grande.
O
levantamento da Betway apresentou ainda o impacto das brincadeiras virtuais. No Brasil, 85% dos brasileiros consomem esse tipo de consumo, sendo que 73% souberam de uma notícia política por meio dessa divulgação. Para 75% dos usuários, os memes servem para aliviar as tensões do dia a dia, já que geram humor.
Quando o assunto é o porquê o meme é compartilhado, motivos não faltam. Cerca de 79% acredita que as brincadeiras são engraçadas, 51% crê que essa é uma forma de compartilhar a opinião e 25% gosta da polêmica que os conteúdos geram.
Independentemente da razão e de como um evento se torna meme, é inegável que as brincadeiras tomaram proporções muito maiores. Tanto que as próprias celebridades já sabem quando podem “cair na rede” por algum deslize, sem contar as vendas milionárias desse tipo de conteúdo.