Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

ESCAMBO

Cuiabá entra na rota das feiras de troca e mobiliza participantes nesta terça-feira veja fotos

Cuiabá entra na rota das feiras de troca e mobiliza participantes nesta terça-feira veja fotos
A prática do escambo é ancestral, mas para contextualizá-la no Brasil, basta recorrer aos primórdios de seu “descobrimento”, quando portugueses exploravam mão-de-obra indígena e recursos naturais em troca de quinquilharias. Na atualidade, o escambo volta, mas desta vez, digamos assim, para o bem, pontuado como troca solidária.

Arte sustentável: o lixo não fede na maior feira de arte do Brasil

Em Cuiabá, algumas iniciativas têm cooptado muita gente em torno da prática que está em sintonia com os conceitos de sustentabilidade, consumo responsável e reaproveitamento de bens que como já não são mais utilizados, seriam facilmente descartados.

A Trocaria, a exemplo, é um evento que está começando na capital e a cada edição ganha mais adeptos, gente que quer trocar conhecimento, quer fazer amigos e de quebra, num momento-reflexão, conter futuros ímpetos consumistas. Depois de ter “passado” pelo Parque Mãe Bonifácia no sábado passado, a feira de troca vai ocorrer no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso, nesta terça-feira (3), das 18 às 22 horas. Tudo isso ao som do Los Hermanos Cover e ainda, com palco liberado para apresentações também. O Trocaria integra a programação do Armazém Universitário. 

De acordo com os organizadores do evento, qualquer pessoa poderá participar. Basta levar sua toalha e expor seus objetos para a troca. Para quem for levar roupas, haverá fios para estendê-las. “Qualquer coisa em bom estado de conservação pode ser trocada, bem como jogos, CDS, bolsas, roupas, objetos de decoração, flores, coleção de qualquer coisa, sapatos, relógio, fone de ouvido, livros, armações de óculos, enfim, o que tiver de legal e possa ser aproveitado por outra pessoa”.



De acordo com a geógrafa Bruna Obadowski (acima à esquerda), uma das que tem tomado a dianteira do projeto, a Trocaria é herança do Movimento Panamby, que acontecia em eventos diversos na UFMT e para ela, a prática do escambo é tendência. “Penso que é uma das características da contemporaneidade, permitindo noso desenvolvimento no que diz respeito a criação de idéias e serviços interessantes. E a ideia do escambo, ou seja, da feira de trocas é justamente valorizar e incentivar ideias simples e que sejam realmente praticas e úteis. Hoje temos visto muitas cidades pelo país investirem nas feiras de escambo como alternativa cultural e social, foi por isso que pensei na retomada da trocaria de forma ainda mais livre, que surgiu a partir da própria necessidade das pessoas no mundo contemporâneo”, destaca.

Vale ressaltar, os benefícios de um evento como este ultrapassam os valores atuais de sustentabilidade, afinal, aumentam a vida útil dos objetos - Uma feira de troca começa dias antes, quando os participantes começam a vasculhar armários e olhando pra alguns objetos começam a avaliar se aquilo ainda lhe serve. Uma espécie de exercício de desapego, um faxina que chega a ser mental também.

A última edição foi bem recente. Dezenas de pessoas foram ao Parque Mãe Bonifácia neste sábado (31) para exercitar a troca solidária! Confira as fotos na galeria.

Serviço:

Trocaria
Nesta terça-feira (3), das 18 às 22 horas, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso. Entrada também pela rua 02 do Boa Esperança

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet