Olhar Conceito

Sábado, 25 de setembro de 2021

Notícias / Cinema

Luciano Bortoluzzi

Ator da Netflix leva circo, teatro e dança no formato de “serenata” para casas de moradores de Chapada

Da Redação - José Lucas Salvani

21 Jul 2021 - 14:00

Foto: Reprodução

Ator da Netflix leva circo, teatro e dança no formato de “serenata” para casas de moradores de Chapada
O ator e produtor Luciano Bortoluzzi, que atuou em “Sintonia”, da Netflix, resolveu promover entretenimento 100% seguro ao público, diretamente dos quintais de suas casas, por meio do “Serenatas da Alegria”, projeto aprovado com recursos da Lei Aldir Blanc. As serenatas levam apresentações artísticas envolvendo circo, teatro e dança no formato de “serenatas” em Chapada dos Guimarães (a 60 km de Cuiabá).

Leia também:
Cuiabana comemora última químio de segundo câncer de mama com “dancinha” no Instagram

O ano de 2020 foi bem difícil para Bortoluzzi por conta da pandemia do novo coronavírus, assim como para os demais profissionais do setor artístico. No caso de Luciano, a organização do Festival de Inverno precisou ser paralisada e as gravações de seus projetos para o cinema e serviços de streaming acabaram sendo adiados para que só fossem retomados quando fosse possível promover biossegurança para produtores, atores e demais profissionais envolvidos.

Vivendo na pele a dificuldade de sobreviver com arte em meio a pandemia, Luciano elaborou um projeto que pudesse promover biossegurança ao público e os atores e apostou no formato de serenatas. Desta forma, os espectadores podem conferir os espetáculos diretamente de seus quintais, com distanciamento social em relação aos artistas. “As pessoas vão estar dentro de casa, assistindo aos espetáculos de sua janela”.

Ao longo do final de julho e agosto de 2021, o projeto vai de casa em casa de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e idosos das comunidades de Lagoinha de Baixo e Rio da Casca. No total são 84 apresentações - 40 de circo, 24 de dança e 20 de teatro, sendo 60 performances na zona urbana de Chapada e 24 na zona rural.

O projeto começa nesta sexta-feira (23) e conta com a participação do ator e produtor Wanderson de Paula, Grupo de Siriri Patucha, Grupo de Dança Elementares do Quilombo e Trio Pirathiny, fundado por Luciano Bortoluzzi. Cada um dos espetáculos comandados por cada um dos participantes terá duração média entre 15 a 30 minutos.

Inicialmente, o projeto iria contar também com projeções de cinema, mas a logística impediu que a ideia fosse para frente. O ator sonha em poder levar o “Serenatas da Alegria” para outros municípios de Mato Grosso. “Eu quero muito viajar pelo estado com esse projeto”, conta em entrevista ao Olhar Conceito.

“Serenatas da Alegria” foi um dos projetos vencedores na categoria Artes Cênicas do Edital Prêmio Municipal de Cultura 002/2020 de Chapada dos Guimarães. O edital conta com recursos da Lei Aldir Blanc e foi realizado por meio das Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente do Município.

Luciano Bortoluzzi

Morador de Chapada dos Guimarães há alguns anos, Luciano Bortoluzzi desenvolve seu trabalho de pesquisa sobre a linguagem do palhaço desde 1994 e fundou o Trio Pirathiny em 1999. O ator já protagonizou em diversos longa-metragens como “Mãe Só Há Uma”, “A Batalha de Shangri-lá” e “Loop”, que chegou aos serviços de compra e aluguel de filmes em junho.

Um dos trabalhos mais recentes de Luciano é “Sintonia”, série da Netflix que conta a história de ascensão de Donizete (MC Jottapê). Na série, Luciano interpreta o Pastor Leopoldo. O ator retorna para a segunda temporada, prevista para ser lançada ainda em 2021.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet