Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

Para esquentar

Está com frio? Veja receitas de chocolate quente, escaldado e sopa para fazer em casa

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Está com frio? Veja receitas de chocolate quente, escaldado e sopa para fazer em casa
Cuiabá está enfrentando mais uma frente fria ao longo dos próximos dias. Nesta quarta-feira (28), a mínima é de 11ºC, com máxima de 20ºC, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Para ajudar a esquentar, o Olhar Conceito selecionou algumas receitas para fazer em casa.

Leia também:
Cuiabana é destaque em festival de cinema na França; veja fotos

Chocolate quente cremoso por Alexandre Galina

Ingredientes


250 ml de leite
1 colher de sopa bem cheia de achocolatado de sua preferência
1 colher de chá bem cheia de amido de milho
Raspas de chocolate meio amargo

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador (menos as raspas de chocolate). Depois, leve ao fogo até atingir a cremosidade que deseja. Sirva em uma caneca e acrescente as raspas de chocolate meio amargo por cima. Uma dica: coloque uma canela e pau na hora de ir ao fogo. Fica uma delícia e ajuda a aquecer.

Escaldado Cuiabano por Marcelo Cotrim

Ingredientes


1 quilo de peito de frango
1,5 litro de água 
1 colher de sopa extrato de tomate 
1 Pimenta de cheiro picada 
1 cebola picada 
4 dentes de alho picados
8 ovos 
80 gramas de farinha de mandioca fina 
1 colher de sopa de extrato de tomate 
Sal 
Pimenta do reino 
Cheiro verde 

Modo de preparo

Tempere o peito de frango com sal e pimenta do reino. Em uma panela de pressão, adicione um fio de azeite para selar os peitos de frango, adicione a água e o extrato de tomate e cozinhe por aproximadamente 30 minutos. Depois do frio, desfie o frango e o reserve, assim como o caldo do cozimento.

Em outra panela, com um fio de azeite, refogue a cebola e a pimenta de cheiro, em seguida o alho. Adicione o frango desfiado e envolva no sabor. Adicione o extrato de tomate e em seguida adicione o caldo de cozimento e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos.

Adicione a farinha de mandioca aos poucos e mexa vigorosamente para não empelotar (se preferir, misturar a farinha em um pouco de água fria e adicione na panela). Deixar cozinhar até ficar levemente grosso e verifique o sal.

Adicione os ovos 1 a um, para que cozinhe no caldo quente, abaixe o fogo e não mexer para não quebrar os ovos, cozinhando por aproximadamente 10 minutos. Finalize com cheiro verde.

Fondue de queijo por Aécio Luiz Moreira

Ingredientes


200g de Emmental ralado grosso
200g de Gruyère ralado grosso
1 dente de alho
150 ml de vinho branco seco
1 dose de cachaça
1 colher de chá de amido de milho
Pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
Pão italiano ou baguete, o quanto baste, cortado em cubos

Modo de preparo

Amasse ligeiramente o dente de alho, espete-o no garfo e esfregue na parte interna da panela de fondue, já na boca do fogão ligado. Junte o vinho branco e espere ferver. Adicione aos poucos os queijos ralados (não use em pedaços), em chama branda e vá mexendo sem parar, sempre no mesmo sentido, aguardando a primeira parte ter derretido antes de colocar a próxima porção. O fogo baixo é imprescindível para os queijos não “quebrarem”, o que faz a mistura talhar.

Dilua o amido de milho na cachaça, passe para a panela e misture aos queijos já derretidos. Tempere com pimenta e noz-moscada e deixe ferver mais um pouco, mexendo sempre, até obter um creme espesso e uniforme. Regule a chama do seu réchaud para que o queijo não ferva e engrosse rapidamente. Utilize um pão de qualidade, de preferência um com casca grossa, para que ele não se dissolva quando passar no fondue.

Risoto de funghi com linguiça defumada por Alexandre Galina

Ingredientes

Cenoura
Alho
Cebola
Salsão
Sal
Pimenta
1 xícara de arroz arbóreo
Linguiça defumada

Modo de preparo

O primeiro passo é preparar um caldo de legumes com cenoura, alho (que pode ser tanto picado como com casca), cebola, salsão, sal e pimenta, sendo preciso deixar no fogo até que a água pegue a coloração dos legumes. O funghi usado por Alexandre é seco, sendo necessário hidratar em 200 ml de água, durante 20 segundos no microondas. Depois, pica o funghi e reserve a água.

Para fazer o arroz, pegue uma xícara, deixe até fritar e despeje uma xícara de vinho branco seco. É preciso deixar evaporar o vinho para ir colocando aos poucos o caldo de legumes, uma concha por vez, além do funghi e linguiça defumada. Alexandre alerta que é preciso estar sempre mexendo o arroz e repondo o caldo de legumes a cada vez que vai secando na panela. Assim que chegar na textura do risoto, despeje o queijo ralado de sua preferência.

Sopa de Mandioquinha com cenoura por Roberta Thawana

Ingredientes


2 a 3 mandioquinhas cortadas em rodelas
2 cenouras cortadas em rodelas
200g de frango picadinho ½ cebola
500ml de água
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
Pimenta à gosto
Sal marinho

Modo de preparo

Tempere o frango com sal marinho e refogue com a cebola até dourar. Reserve. Cozinhe os legumes em água na panela que você refogou o frango. Bata no liquidificador com sal, pimenta a gosto e azeite. Leve a sopa novamente para a panela e acrescente os cubinhos de frango. Deixe apurar o sabor e sirva. Dica: Bata junto um pouco de alho poró ou salsinha.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet