Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Moda

Maria Lúcia

Empresária comanda boutique de moda atemporal em Cuiabá há 10 anos

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Empresária comanda boutique de moda atemporal em Cuiabá há 10 anos
Formada em Direito, Maria Lúcia dos Santos Martins, de 52 anos, vendeu as primeiras peças de roupas aos 15 anos, quando teve sua primeira experiência com vendas. Naquela época, ela já percebia que sentia uma paixão pelo setor, mas só retornou para o mercado há cerca de 10 anos, quando resolveu investir na boutique que leva seu nome após ver seus dois filhos crescidos.

Leia também:
Após 14 meses fechada por conta da pandemia, pousada se reinventa para abrir as portas novamente

“Eu casei, cuidei de meus filhos e fui mãe integral. Depois que meus filhos cresceram, voltou essa vontade de ter o meu próprio negócio. Comecei em casa, vendendo para pessoas conhecidas como amigas”, conta. “Depois montei uma loja bem pequena e tenho exatamente 10 anos. São 10 anos no mercado e temos um grande público”.



Com atendimento diferenciado, a Boutique Maria Lúcia trabalha com moda mulher. São peças multimarcas para serem usadas diariamente em diversas ocasiões, como trabalho, casamento e outros eventos. "Prezamos muito pela qualidade. Quando viajo para comprar, eu tenho que me ver vestindo as peças. Quando eu me enxergo vestindo, eu passo para os meus clientes. Quero que vista, se sinta bem e saia satisfeita".

Pandemia e inovação

Assim como com todos os empreendedores brasileiros, Maria Lúcia foi atingida diretamente pela pandemia do novo coronavírus. A empresária precisou fechar as portas em razão das medidas necessárias de biossegurança. “Quando fechou tudo, a gente teve que reinventar e pensar como continuar trabalhando”, afirmou.



“Eu fiquei em casa pensando no que fazer. Você tem uma empresa, responsabilidades, funcionários e outros compromissos como aluguéis. Eu tinha que pensar em algo, então tive um estalo. Mesmo com as portas fechadas, eu tinha que trabalhar”, conta. “Sei que muitas empresas fecharam, mas em momento nenhum pensei em fechar o meu negócio”.

A solução encontrada foi impulsionar a página da Boutique no Facebook, com publicações sobre as peças vendidas pela loja. As vendas pelas redes sociais se tornaram cada vez mais comuns, com roupas sendo vendidas por delivery. "A pandemia deu um gás para esse tipo de serviço", ressalta.



Outra inovação foi a criação de um ateliê próprio para suas clientes, o Fios de Arte, localizado praticamente em frente à boutique. A proposta do ateliê é atender os clientes da loja: “elas compram as roupas aqui e muitas vezes precisamos fazer ajustes”, explica a cuiabana. Se for preciso, o ateliê vai até a casa da cliente.

Com o Fios de Arte, Maria confessa que precisou ter coragem para começar o negócio, mas acredita que há um lado positivo mesmo em meio a pandemia. "Você tem que ter coragem para abrir um novo negócio em plena pandemia, quando tudo estava fechado. (...) Por um lado, vejo isso de forma bacana porque é gerar emprego em um momento crítico e que as pessoas estavam perdendo trabalhos. É gerar emprego e impostos. É um desafio".

Parceiras de Maria



O Boutique Maria Lucia conta com Vera Lúcia Cerqueira, de 40 anos. As duas se conheciam muito antes da parceria com a loja. Quando Vera saiu de seu emprego, surgiu uma oportunidade para cobrir as férias de uma das funcionárias de Maria. “A gente acabou se identificando e formando essa parceria que é hoje. Estamos juntas há quatro anos e procuramos trabalhar de forma parceira”, diz Vera.

Enquanto na Boutique Maria conta com a ajuda de Vera, o ateliê conta com Silvia Guerreira, de 55 anos. Silvia já era amiga de Maria há alguns anos e quando foi chamada para auxiliar no ateliê aceitou, apesar de resistir um pouco inicialmente. “Já conheço ela e seu trabalho, que é muito bom. Ela está há mais de 40 anos trabalhando como costureira”, ressalta Maria.

Localizada na Rua Tenente Thogo da Silva Pereira, 350, bairro Centro Sul, em Cuiabá, a Boutique Maria Lucia funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. Aos sábados, o funcionamento é das 8h às 11h30. Siga a Boutique no Instagram.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet