Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

Guaxi Sandubas Criativos

Chef de Cuiabá abre sanduicheria com lanches de lula empanada, croquete de costela e rosbife

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Chef de Cuiabá abre sanduicheria com lanches de lula empanada, croquete de costela e rosbife
“Entre duas fatias [de pão] cabem o mundo”. Esta é uma frase que a chef Paula Borges, de 37 anos, não esconde admiração e que resume bem o seu mais novo negócio, o Guaxi Sandubas Criativos, que traz sanduíches recheados com lula empanada, croquete de costela ou rosbife. Reflexo da pandemia do novo coronavírus, o Guaxi funciona apenas como delivery, sendo possível também comprar para retirar no Verso, outro estabelecimento de Paula.

Leia também:
Professora inova com pastel de borda recheada para vender em Cuiabá

Paula conta ao Olhar Conceito que sempre foi muito “gulosa”. A chef se maravilhava em conhecer restaurantes e tentava replicar as receitas em sua própria casa. Inicialmente, ela encarou como um hobby e até tentou outras áreas, como medicina, direito e arquitetura. No fim, ela se formou em turismo e hotelaria, mas depois percebeu que sua área era de fato a gastronomia.



Em busca de se profissionalizar, Paula Borges mudou-se de Cuiabá muito nova e fez cursos em alguns países como Colômbia, Espanha, Itália e Peru, onde se formou na Le Cordon Bleu, uma das principais escolas de cozinha no mundo. Ao voltar para o Brasil, Paula foi para o Rio de Janeiro e abriu sua primeira sanduicheria, a The SanduWish Shop, sendo inclusive destaque na Vogue Brasil em 2017, com a receita de um dos sanduíches da casa, o BLT.

Já em meados de 2018 e 2019, Paula retornou para a capital mato-grossense para abrir o Verso, ainda na proposta de ser apenas um gastrobar, junto de um sócio na Rua 24 de Outubro. Posteriormente, em 2020, assumiu o negócio sozinha em uma casa que era de seus avós. Tudo caminhava muito bem, mas em março daquele mesmo ano uma pandemia chegou para frear os planos de Paula.



A solução para se manter no mercado gastronômico foi fechar as portas e atender apenas em sistema de delivery, quando resolveu incorporar uma rotisseria no Verso. As portas foram reabertas em setembro de 2020, mas fechadas novamente em meados de março de 2021, quando decidiu encerrar o atendimento presencial, atendendo ao público apenas para eventos realizados mensalmente.

Abrindo pontualmente e com um novo modelo de negócio, Paula enxergou a oportunidade de apostar em uma nova sanduicheira, mas desta vez em Cuiabá. “Eu tinha uma cozinha que estava pouco usada de certa forma, à noite, porque só abrimos para eventos. Como era algo a que sou aficionada [os sanduíches], pensei: por que não abrir uma sanduicheria só como delivery?”, conta em entrevista ao Olhar Conceito.



“Entre duas fatias cabem o mundo e cabe mesmo. A gente pode [fazer algo diferente]. Principalmente lá fora, grandes restaurantes colocam sanduíches em seus cardápios e colocam sua veia de chef para criar um lanche diferente”. A proposta do Guaxi é justamente essa. No cardápio, é possível encontrar sanduíches de lulas empanadas crocantes, com maionese de curry, farofa de bacon, limão e tomilho, por exemplo.

No total, o Guaxi Sandubas Criativos reúne 8 sabores de sanduíches no cardápio. Há também batatas fritas e as sobremesas: torta de queso basca com frutas vermelhas e torta fondant de chocolate com recheio de doce de leite. Para pedir, basta entrar em contato com o estabelecimento pelo número (65) 99306-4136 ou por aplicativos de delivery como iFood e Uber Eats.



Outra paixão

O nome escolhido reflete outra paixão de Paula, os guaxinins. “Eles são bichinhos com muita personalidade, gulosos e hiperativos. Então, eles estão na cozinha, atacam e roubam comida. São frenéticos e exóticos, com personalidade”, defende Paula. Inicialmente, o Verso iria se chamar Guaxi Bar de Tapas, mas a chef resolveu guardar o nome para outra oportunidade.

Siga Guaxi Sandubas Criativos no Instagram.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet